Breve História da Nova Zelândia
Nova Brasão ZelândiaNova Zelândia foi descoberta pelo navegador holandês Abel Tasman , em 14 de junho de 1643 Foi Tasman que deu esta recém-descoberta terra o seu nome e que primeiro orou por sua bênção: "Que Deus Todo-Poderoso, vouchsafe Sua bênção sobre esse trabalho . "
Cento e vinte anos depois, o Capitão James Cook chegou à Nova Zelândia em 07 de outubro 1769 James Cook levou a Palavra de Deus para a Nova Zelândia com muitos registros confirmando sua fé cristã, por exemplo, "Ele se recusou a permitir a maldição eo uso de palavrões bordo seus navios, e conduziu pessoalmente os serviços divinos para a sua tripulação aos domingos. Ele também carregava uma Bíblia com ele onde quer que fosse, que ele obviamente bem aproveitados como muitos dos lugares que ele descobriu nomes bíblicos de urso. "
Início da
história cristã
Como a Nova Zelândia é um país de ascendência predominantemente britânico, é israelita de origem e faz parte da profecia a Abraão que Israel deve ser um "país e uma multidão de nações" , cumpriu na Grã-Bretanha e sua Commonwealth, dos quais Nova Zelândia peças uma parte integrante.
O movimento missionário na Nova Zelândia foi iniciada pelo Rev. Samuel Marsden . Durante seus sete viagens para a Nova Zelândia entre 1814 e 1837, ele foi capaz de fazer amizade e ganhar o respeito dos chefes nativos maoris. Isto contrasta com o destino de muitos de seus compatriotas que foram mortos e até mesmo comido por algumas tribos Maori.
Tem sido dito que nenhuma personalidade mais forte ou mais dinâmico do que Marsden de jamais foi visto na Nova Zelândia. Ele era incansável em seus esforços para converter o Maori ao cristianismo e inabalável em sua bravura pessoal. Isto teve um impacto tão grande na história da Nova Zelândia com a missão de ser um grande sucesso, que a porta estava aberta para a influência britânica e liquidação, bem como a exploração do interior para prosseguir.
A conversão dos povos Maori ao cristianismo continuou com William Colenso trazendo a primeira máquina de impressão para a Nova Zelândia. Os primeiros livros a serem impressos foram os livros de Filipenses e Efésios no Novo Testamento, e por 1838, o Novo Testamento completo (em maori) tinha sido impresso por William Colenso e William Williams . Isto teve um impacto profundo como o idioma Maori não tinha forma de roteiro escrito antes da impressão do Novo Testamento. Em meados do século 19, dois terços do Maori havia rejeitado seus velhos hábitos e virou-se para a mensagem cristã .
Revivals e
líderes cristãos do passado
A Igreja Católica Apostólica (nenhuma relação com a Igreja Católica Romana), fundada na Grã-Bretanha pelo Rev. Edward Irving , foi a primeira igreja na Nova Zelândia, que reconheceu livremente o ministério carismático. Neozelandeses primeira vez que ouvi sermões proferidos pelos ministros da Igreja Católica Apostólica em 1863.
Em 1879 a congregação tinha aumentado consideravelmente eo primeiro edifício Igreja Católica Apostólica foi inaugurado no dia Webb Street, Wellington, em novembro de 1890 A igreja continuou a crescer com pessoas de outras denominações que está sendo atraído para os serviços pela ênfase carismática e apostólica.
Nos anos seguintes, muitos pregadores e evangelistas visitou a Nova Zelândia, preparando o terreno para os movimentos pentecostais iniciais. Esses homens e suas missões são descritos nos parágrafos seguintes.
Henry Varley , um evangelista líder Inglês, promoveu cruzadas de muito sucesso na Nova Zelândia durante 1878-1879. Foi durante uma de suas cruzadas em Wellington em 1879 que Harry Roberts foi convertido. Sua conversão foi de profundo significado, como o Sr. H. Roberts viria a se tornar o principal líder da Igreja Pentecostal de Nova Zelândia e abriria o primeiro edifício da igreja Pentecostal, United Mission Hall, em 13 de fevereiro de 1900.
Thomas Spurgeon , filho do grande avivalista Charles Spurgeon , veio a Nova Zelândia em 1881 Dentro de poucos anos sua congregação Auckland tinha crescido para se tornar a maior do Sul do Pacífico.
Pastor George Müller também visitou a Nova Zelândia e passou noites de semana pregando em várias igrejas em Wellington. Mesmo que ele tinha 83 anos, ele ministrou noite após noite, e centenas de pessoas a experiência de Deus de uma forma maior, através do poder do Espírito Santo.
Naquele mesmo mês, viu o Rev. and Mrs. John Alexander Dowie chegar em Wellington. Eles também visitaram Dunedin onde estavam os convidados de Mr. & Mrs. John AD Adams , que mais tarde fundou a Mission Road Roslyn Cidade em 1903 e apoiado Smith Wigglesworth , quando fazia campanha em 1922.
Em 1919, Herbert Booth , filho do falecido General Booth (fundador do Exército da Salvação) veio para a Nova Zelândia. Foi a partir dessas cruzadas que "The Christian Covenanters Confederação" nasceu. Ele foi pessoalmente dirigido por Herbert Booth e para fornecer uma plataforma para a atividade futura aliança foi redigida. O terceiro termo dessa aliança tem o seguinte teor:
"III. Creio no Espírito Santo, o Consolador prometido, cuja presença e batismo de poder eu reivindico como essencial para uma vida de vitória. Estou determinado a buscar o mais plena medida de seu preenchimento, a investidura de seus dons, ea concessão de Suas graças. "
Nessa época, havia muitas pessoas na Nova Zelândia orando fervorosamente para o reavivamento e uma efusão do Espírito Santo. Estas orações foram atendidas com a chegada de Smith Wigglesworth em janeiro de 1922 Muitas almas foram ganhas para Cristo e muitos também foram curados, como pode ser visto no seguinte depoimento, dado por um leiteiro de Wellington:
"Eu participei da Câmara Municipal de muletas;. Vi outros sendo curados e acreditava que Deus iria me curar eu fui para a frente, o Sr. Wigglesworth impôs as mãos sobre mim, um dos trabalhadores me ungi com óleo, o Sr. Wigglesworth disse-me para andar. Entreguei-lhe as muletas e caminhou para casa. Senti-me como a cura veio, como se um par de meias apertadas estavam sendo removidos de minhas pernas ".
Havia mais de 2.000 decisões por Cristo , cerca de 800 pessoas cheias do Espírito Santo com os sinais de falar em línguas , expulsai os demônios e centenas batizado nas águas.
Havia tantos novos convertidos em Wellington, que em 17 de julho de 1922, decidiu-se chamar a organização emergente da "Mission City Wellington" com o Pastor H. Roberts como a Missioneira para a congregação.
Esta missão, em seguida, tornou-se a Igreja Pentecostal de Nova Zelândia . Muitos dos grupos não ficar com a Igreja Pentecostal da Nova Zelândia, mas filiados a outros corpos. Algumas destas associações em seguida, iniciou as negociações em agosto de 1949, para a ligação com a Igreja Elim da Grã-Bretanha, fundada por George e Stephen Jeffreys (ver Christian History of Britain ). Após cruzadas curtas, Elim Igrejas foram estabelecidas em Blenheim, em 1954, Christchurch, em 1956, Nelson, em 1959, e Hamilton em 1961.
As Assembléias de Deus na Nova Zelândia também nasceram fora dos Smith Wigglesworth cruzadas em Wellington. A crença na presente operação dia dos nove dons do Espírito Santo, como em 1 Coríntios, capítulo 12, foi proclamada na primeira reunião do Conselho Geral de 27 de setembro de 1927 Um ano depois, Donald Gee , um famoso pastor da Assembléia de Deus de Edimburgo, foi muito bem recebido na Nova Zelândia e seu ministério de ensino foi de grande ajuda.
Lest We Forget
De acordo com a agência de estatísticas oficial da Nova Zelândia (censo de 1996), o país conta com cerca de 57 mil pessoas ligadas a Pentecostal Assembléia de Deus e igrejas. Embora Nova Zelândia foi fundada em fortes princípios cristãos, esses valores estão sendo lentamente corroído pelas doutrinas modernas. Nos últimos anos, por exemplo, ter visto declínio moral com a legalização da prostituição e do reconhecimento do estado de uniões homossexuais. Os suicídios juvenis e lares desfeitos também subiram ao longo dos anos. A Bíblia fala claramente de maldições quando as nações se afastar mandamentos de Deus:
"Mas isso deve vir a passar, se tu não ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno; que todas estas maldições virão sobre ti e te alcançarão ... " ( DEUTERONÔMIO 28:15 ).
Hoje, existem alguns com desejos para a Nova Zelândia para se tornar uma república e até mesmo de mudar a bandeira. Muitos neozelandeses lutaram e morreram sob a bandeira da Nova Zelândia para garantir que ele é realmente uma terra livre como cantada no hino nacional, "Deus defenda a Nova Zelândia". É interessante notar que esse hino é realmente um hino. As palavras foram inicialmente escrito como um poema de Thomas Bracken em 1870 eo placar foi composta por John Joseph Woods, em 1876 Não foi até 1976 que este hino tornou-se o hino nacional:
Bandeira de
Nova ZelândiaGod of Nations a teus pés,
Nas ligações do
amor que nos encontrarmos,
Ouça nossas
vozes, rogamos,
Deus defenda
nossa terra livre.
estrela tripla
do protetor do Pacífico,
Dos eixos do
strife e da guerra,
Faça-lhe os
elogios ouvidos afar,
Deus defenda a Nova Zelândia.
A chave para o futuro da liberdade e da prosperidade da Nova Zelândia encontra-se em retornar aos valores cristãos e os princípios que o país foi fundado em cima. Ao experimentar um avivamento, esta nação será capaz de ter a certeza de que as leis satânicas, como as mencionadas acima não será mais uma ameaça ao nosso património e testemunho cristão. Portanto, não nos esqueçamos das palavras de incentivo e proféticas de Smith Wigglesworth, que uma vez proclamada e previu um maior derramamento do Espírito Santo na Nova Zelândia: "Eu não posso dizer os segredos de Deus, mas você vai se lembrar o que eu digo - esse avivamento temos tinha nada com o que Deus ainda vai fazer. "
Devemos nos arrepender, lembre-se de nossa história como nação cristã e voltar à lei de Deus. Então, e somente então, podemos esperar que a proteção e bênção de Deus. "Não removas os limites antigos que teus pais fixaram" ( PROVÉRBIOS 22:28 ).
"Se o meu
povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e
se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os
seus pecados, e sararei a sua terra" (CRÔNICAS 7:14 ).2
fonte www.areaswvu.edu
Nenhum comentário:
Postar um comentário