quinta-feira, 9 de outubro de 2014

HISTORIA igreja da Suécia

             

                           HISTORIA DA IGREJA SUECA

O nome Suécia, Sverige ou como é chamado em sueco, origina-se da palavra "Svea Rike" (em Inglês, "Reino de Svea"). A fundação do país não podem ser especificamente datado para um determinado período de tempo na história.

Os suecos são um conglomerado de várias tribos, alguns germânica na origem, enquanto outros podem ser rastreados para os israelitas da Bíblia. É provável que partes da tribo de Gade, mais especificamente o clã de Suni, instalou-se na Suécia durante as migrações em massa. Alguns remanescentes da tribo de Dan também se estabeleceram na Suécia. Como a tribo Dan deu seu nome a territórios e cidades recém-conquistadas, sua trilha do Oriente Médio pela Europa pode ser rastreada até o passado Dar danelles , através do rio Danúbio, para as cidades do norte da Europa, como Gdansk, e, finalmente, para a Dinamarca e Escandinávia . Estudar o livro  As Tribos por Yair Davidy para mais detalhes. Veja também a nossa secção FAQ para mais informações sobre as andanças das tribos de Israel.

Birger Jarl uniu os muitos pequenos reinos da Suécia no século 13 e introduziu leis comuns. Com isso, o país da Suécia é considerado por muitos ter sido fundada. Ele também estabeleceu uma pequena aldeia chamada de Estocolmo, que no futuro iria crescer em importância e tornar-se a capital do país.

Os Vikings (como os habitantes da Escandinávia foram então chamado) foi ativa entre 800 e 1050 dC, e suas principais crenças religiosas eram os antigos ídolos nórdicos, Odin, Thor, e assim por diante (o culto Aesir). Estes Vikings, descendentes de tribos de Israel, entre outros, criaram assentamentos em todo o norte da Europa, incluindo a Escócia, Inglaterra, Islândia e Normandia, na França.

Durante o século 9, um monge francês chamado Ansgar trouxe a fé católica para a Suécia, sem muito sucesso. Em seguida, no século 10, os missionários católicos da Alemanha e da Grã-Bretanha veio para a Suécia, e da fé católica espalhou lentamente durante os séculos seguintes.

Durante um período de 300 anos, a Suécia foi governado por muitos reis e rainhas. Alguns eram nativos, mas muitos vieram de outros países, como o rei dinamarquês Kristian II, que reinou de 1520 a 1521 Ele era um homem cruel que queria trazer Suécia sob domínio dinamarquês de todos os tempos, ele reuniu os nobres da Suécia em novembro 1520 e decapitado 89 deles no que mais tarde foi chamado de "Bloodbath de Estocolmo". Kristian II foi chamado de "Kristian o Tyrant" após isto. Ele pensou que ele havia humilhado os suecos uma vez por todas, mas não sabia que isso teria o efeito oposto. Um homem estava em seu caminho para o concelho de Dalarna para tentar persuadir os homens lá para lutar contra Kristian II e salvar Suécia. O nome deste homem era Gustav Eriksson Vasa.

Gustav Vasa (Rei da Suécia, 1523-1560) - A Reforma Rei
Gustav Vasa conseguiu convencer os homens de Dalarna para marchar contra Kristan II e no 06 de junho de 1523, ele marchou para as portas de Estocolmo, depois de derrotar o rei dinamarquês, e tornou-se o Rei da Suécia.

Gustav Vasa foi um dos maiores reis da Suécia. Ele construiu o exército ea marinha sueca e introduziu a Reforma para a Suécia; durante o seu reinado toda a Suécia tornou-se luterano. Um dos homens mais importantes durante este período foi Olaus Petri.

Olaus Petri (1493-1552) - O reformador
Olaus Petri nasceu em Örebro em 1493 e foi o líder reformista na Suécia. De 1516-1518, ele estudou na Universidade de Wittenberg, ao mesmo tempo em que Lutero começou a Reforma em 1517 Em 1524, foi nomeado Secretário de Estocolmo por Gustav Vasa. Através disso, ele ganhou muita influência e foi capaz de pregar e - juntamente com Laurentius Andrae - traduzir o Novo Testamento para o sueco. O Novo Testamento foi concluída em 1526, e do Antigo Testamento, traduzido principalmente pelo irmão Olaus ', Lourenço Petri, foi concluída em 1541 Este toda a primeira Bíblia em sueco foi chamado de " Bíblia de Gustav Vasa "depois que o rei no poder. Olaus Petri também escreveu livros sobre direito, bem como uma crônica sueco. Ele era um homem que não tinha medo do rei e criticou abertamente a ele. Isto resultou em que ele e Lourenço Andreae ser condenado à morte, mas esta frase nunca foi realizado e ele terminou seus dias como um vigário em Storkyrkan (igreja principal), em Estocolmo.

Gustav Adolph II (Rei da Suécia, 1611-1632) - "The Lion of the North - Salvador de protestantes"
Pintura de Gustav II AdolfGustavo II Adolfo nasceu em 1594 Ele era filho de Karl IX e sua esposa Kristina de Holstein-Gottorp. Gustav Adolph II tornou-se rei da Suécia em 1611 e casou-se com Maria Eleonora de Brandemburgo. Ela deu à luz uma filha, que mais tarde viria a se tornar a rainha da Suécia Kristina.

Como Gustav Vasa, Gustavo II Adolfo também é considerado um dos maiores reis da Suécia e estabeleceu a Suécia como uma grande potência. Durante a Guerra dos Trinta Anos, Gustav II Adolf levou pessoalmente as suas tropas na Alemanha. Ele, assim como o rei Christian IV da Dinamarca antes dele, veio para ajudar os luteranos alemães para evitar agressão católica contra sua pátria.

Pintura -Gustav II Adolph Batalha de Breitenfeld (1631)
Gustav Adolph II Batalha de Breitenfeld (1631)
Mapa da Escandinávia mostrando territórios suecos em 1645 subsidiado pela França e pelos holandeses seguiam as forças católicas volta 1630-1634 e recuperou grande parte das terras ocupadas protestantes. As duas mais famosas batalhas da guerra foram a vitoriosa Batalha de Breitenfeld em 1631 ea Batalha de Lützen em 1632, onde o rei foi morto. Mas na paz de Westfalia, em 1648, a Suécia ganhou grandes territórios. No seu auge como uma grande potência, Suécia incluído Finlândia, Estónia, Letónia e partes do norte da Alemanha.

O começo do fim para o período de grande potência sueco foi a eclosão da Grande Guerra Nórdica em 1700. Quando Karl XI morreu em 1697, foi sucedido por seu filho Karl XII.

Rei Karl XII (rei da Suécia, 1697-1718) - O Rei Guerreiro
Karl XII tornou-se rei com a idade de 15 A partir desse momento até sua morte, na Noruega, em 1718, ele estava quase constantemente em guerra. Ele viajou por toda a Europa e foi mesmo na Turquia, quando fugiu dos russos após uma grande derrota de seu exército em Poltava em 1709 Durante o seu reinado, a Suécia perdeu muitos de seus territórios na Rússia e nos Estados Bálticos. No entanto, a Bíblia sueco também foi revisto durante o reinado de Carlos XII e publicado em 1703 versão Esta Bíblia, que, como a Bíblia de Gustav Vasa foi baseado no texto hebraico e grego original correta, é chamado de " Bíblia de Karl XII ".

O Movimento Revivalist
No início do século 18, muitos na Suécia começou a protestar contra a igreja luterana, pois tornou-se tão rígida e movimentos como o pietismo começou a crescer. Soldados das guerras contra a Rússia chegou em casa do cativeiro na Sibéria, onde eles haviam entrado em contato com o movimento revivalista de outros prisioneiros de guerra a partir de áreas como a Alemanha. Muitas pessoas passaram a se reunir em casa para ler a Bíblia e ter comunhão. A reação da igreja estabelecida era proibir esse tipo de reunião em 1726, no chamado "Konventikelplakatet", que tornou ilegal a comungar em outros lugares do que na igreja.

Esta proibição não foi revogada até 1858, mas durante estes tempos, muitos se reuniu secretamente em casa, ou emigraram para a América, onde eles poderiam viver uma vida de acordo com suas crenças. Estima-se que mais de um milhão e meio, ou um terço da população, mudou-se para os Estados Unidos a partir de meados do século 19 até o início do século 20, por causa da pobreza e por razões políticas e religiosas.

Durante estes tempos, associações como "Baptiskyrkan" (Igreja Batista) e "Missionskyrkan" (A Igreja missionária) foram fundadas e logo havia revivals de todo o país. Estas associações pregou uma vida mais perto de Jesus que a Igreja Luterana baseado no estado.

The Awakening Pentecostal
Nosso foco a partir de agora será sobre o despertar Pentecostal, uma vez que esse avivamento era para ser a principal fonte de influência sobre a vida cristã sueca durante a maior parte do século 20.

O avivamento pentecostal sueco originou principalmente a partir do movimento de santidade que surgiu na América do Norte durante a década de 1860 e que, no final do século 19, chegaram Suécia por vários meios. A principal influência foi o contato pessoal de imigrantes, mas anglo-americano renascimento literatura propagação na Suécia durante este tempo também foi muito importante para o avanço pentecostal na Suécia.

O ano de 1907 pode ser identificado como o ano em que o avivamento pentecostal veio para a Suécia. Muitos consideraram esse novo movimento uma resposta direta à oração. Desde a virada do século, as pessoas em toda a Suécia estavam orando por um reavivamento entre o povo de Deus e pela conversão dos outros.

Na Suécia, o avivamento pentecostal foi muitas vezes chamado de "o novo movimento". Tudo começou em três lugares quase ao mesmo tempo, ou seja, em Skövde (a cidade em Västergötland), em Arvika (uma pequena cidade perto de Noruega) e em Estocolmo.

TB Barratt - O Pregador Pentecostal dos Países Nórdicos
O pastor norueguês TB Barratt iria desempenhar um papel importante no reavivamento Pentecostal em todos os países nórdicos, nomeadamente através de suas viagens de pregação e atividade literária. Como pregador na Igreja Episcopal Metodista, ele foi para os EUA em 1906, a fim de arrecadar fundos para um projeto de construção maior em Oslo. A captação de recursos foi um fracasso financeiro. Em vez disso, ele experimentou o batismo no Espírito Santo durante a sua jornada.

Foto de Pethrus e Barratt
Pethrus e Barratt
Entre aqueles que foram para a capital norueguesa, durante o ano de 1907 para ouvir TB Barratt foi a 23-year-old pastor batista da cidade de Lidköping, Lewi Pethrus. Ele tinha lido no "Dagens Nyheter" (um grande jornal diário sueco) sobre o renascimento da Barratt, em Oslo. Ele respondeu sim às perguntas de Barratt: "Você vai se tornar qualquer coisa para Jesus que você vai fazer nada para Jesus Você pode ir em qualquer lugar para Jesus??"

Lewi Pethrus - O Homem que "acendeu o fogo"
Lewi Pethrus nasceu em 1884 em Västra Tunhem no condado de Västergötland. Ele foi batizado na idade de 15, em assembléia Batista de Vargön e foi para a Noruega como um pregador em 1900 Ele nos diz em suas memórias que, já em 1902, durante uma viagem marítima ao longo da costa norueguesa depois de uma noite de oração, ele começou a falar em línguas sem perceber que ele tinha experimentado. Durante a visita em Oslo, em 1907, ele recebeu clareza sobre a sua experiência, e ele voltou para a sua montagem em Lidköping em Västergötland cheio do Espírito Santo, e grandes multidões foram batizados com o Espírito Santo e falaram em línguas.

Durante o outono de 1910 Lewi Pethrus foi nomeado pároco da recém-iniciado 7 Igreja Batista de Estocolmo, que realizaram suas reuniões em Filadélfia Hall, 11 Uppsala Street. Em 1913, devido a uma visão principalmente desviar a respeito do direito de participar no serviço de comunhão, o conjunto Filadelfia foi excomungado da associação de conjuntos batistas.

Esta excomunhão foi o sinal para um desenvolvimento independente do conjunto Filadelfia, em Estocolmo, e tornou-se um exemplo para muitos conjuntos que tinham contato devido ao renascimento. Inteiramente novas assembléias pentecostais foram fundados em uma taxa crescente em todo o país. Já em 1923, havia cerca de 300 "livres" assembléias pentecostais. O conjunto Filadelfia em Estocolmo tinha 70 membros quando Lewi Pethrus começou seu ministério lá. Ele tinha crescido para 2.300 membros em 1923, e tinha cerca de 6.500 membros fortes quando Lewi Pethrus repassados ​​seu papel ministério para homens mais jovens. Até o final de 1998, havia cerca de 490 assembleias pentecostais com mais de 90.000 membros em toda a Suécia. No entanto, muitos pentecostais suecos têm crescido morna e cristianismo sueco está na necessidade desesperada de um avivamento, a fim de estar pronto para o retorno de Jesus Cristo.

Hoje
Hoje, a Suécia é um país muito secular e as igrejas cristãs que ainda restam estão em declínio. Durante vários anos, a Suécia tem tido uma grande imigração muçulmana, e as práticas religiosas orientais também são comuns. O país ainda está colhendo as bênçãos materiais de antigos avivamentos cristãos, mas as gerações mais jovens são em grande parte ignorante de onde essas bênçãos vêm. Uma escritura que descreve perfeitamente a situação pode ser encontrada em JEREMIAS 06:16 - eo desafio para os cristãos é chegar às pessoas que estão dispostas a ouvir e obedecer a Palavra de Deus.


FONTE www.are.aswvu.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário