HISTORIA igreja do Canada
Breve História
do Canadá
Primeiros
habitantes do Canadá foram os povos nativos, que cruzou da Sibéria para o
Alasca e migraram para o leste através do continente. Os primeiros europeus a
chegar foram Vikings da Escandinávia, que veio para as costas orientais do país
cerca de mil anos atrás. O explorador John Cabot alegou Terra Nova para o rei
da Inglaterra, em 1497 Em 1534, Jacques Cartier fez mais uma parte da terra
para o rei da França. A colônia foi chamada de Nova França e estava cheio de
missionários, comerciantes de peles e agricultores. Em 1759, as tropas
britânicas derrotaram as tropas francesas na batalha pelo controle da Nova
França. América do Norte Britânica tornou-se o Domínio do Canadá em 1 de julho
de 1867, com quatro províncias unindo para formar a nova união. Ao longo dos
anos, o país cresceu para incluir dez províncias e três territórios. Canadá
continua a fazer parte da Comunidade Britânica de Nações, e como tal é um
cumprimento da profecia (ver GENESIS 35:11 ). Os contingentes britânicos e
franceses do Canadá são ambos descendentes das tribos de Israel (ver Christian
History of Britain e Christian História da França ).
Casaco od
braços do Canadá
Imagem cortesia
do Departamento do Patrimônio Canadense
Os fundadores
deste país construído Canadá sobre a Palavra de Deus, como pode ser visto em
muitos exemplos. O nome " Dominion of Canada ", o lema do
Canadá," Domine ele de mar a mar "ea frase no brasão" A mari
usque ad mare "do Canadá (em latim: De mar a mar ") são tomadas do
SALMO 72: 8 .
Quando, em
1866, os pais da Confederação estavam reunidos para discutir os termos para
unir as províncias canadenses, Leonard Tilley - premier de New Brunswick -
sugeriu a palavra "Dominion" do Salmo 72 para o novo país. Uma carta
assinada por John A. MacDonald - primeiro-ministro do Canadá - explicou a
rainha Victoria que o nome era "uma homenagem aos princípios que
sinceramente desejava defender." A última província a aderir Canadá foi
Newfoundland cujo lema é "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus "
( MATEUS 6:33 ).
Revivals e
líderes cristãos do passado
A igreja com o
maior impacto no final dos anos 1700 e 1800 foi a igreja metodista. Como John
Wesley tinha acendido um renascimento por sua pregação e ensino na Grã-Bretanha,
os efeitos estendeu a mão para todos os cantos deste British Colony. William
Black é nomeada aqui como um dos muitos pregadores metodistas itinerantes que,
no tempo justo e em falta - percorreu a sociedade pouco povoada do Canadá e
transformado. Aqui está um trecho de seu diário a partir de 04 setembro de 1791
("The Journal of Mr. William Black, em sua visita à Terra Nova." A
Revista Arminiana 15, 1792):
" domingo
4 preguei em Carbonear. O povo sentou-se com profunda atenção sob a palavra.
Muitos foram muito abençoados, e, silenciosamente, derreteu-se diante do
Senhor. ... Uma terrível sensação da presença divina parecia permear cada
coração. Muitos eram os olhos chorando, as lágrimas caindo, gritos carinhosos e
fervorosas orações na mesa e depois. Tais desviados foram recuperados e
restaurados ao favor de Deus novamente, e poderosamente cheio de alegria, assim
como os crentes em geral. Houve uma agitação universal entre as pessoas. Os
gritos dos penitentes, juntamente com as músicas daqueles que se converteram,
afogou a minha voz, para que ele não podia ser ouvida. Tentei cantar, mas ainda
não podia ser ouvida. Para ver os próprios rostos das pessoas, estava se
movendo peculiar. Enquanto angústia e temor eram pintadas nas bochechas, e
queimado através dos olhos daqueles que estão sob convicção, alegria interior e
arrebatamento brilhava nos olhos, e brilhou nos semblantes daqueles que foram
recentemente trouxe das trevas para a maravilhosa luz de graça . "
Em 1882, o
Exército da Salvação começou seu trabalho em Londres, Ontário, e muitos foram
convertidos de todas as esferas da vida. O trabalho começou com dois jovens,
Jack Addie e Joe Ludgate , pregando e cantando nas esquinas e praças. Nos
primeiros dias, os vizinhos reclamaram da marcha pelas ruas com tambores,
induzindo a Câmara Municipal para proibir o uso da bateria. Sabendo-se que dois
terços de todos os convertidos foram salvos através de reuniões ao ar livre,
Jack Addie orou a Deus pedindo orientação. Então ele abriu a Bíblia e leu,
"E eles pelejarão contra ti; mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou
contigo, diz o Senhor, para te livrar " ( JEREMIAS 01:19 ). Naquela noite,
o próprio Addie bater o tambor da marcha. Quando ele foi ordenado para
tribunal, ele confessou o seu próprio caso e apontou que ele não era um
transgressor da lei, mas que Deus havia enviado o exército para converter os
bêbados, ladrões e violadores da lei. Nesse ponto, um beberrão convertido pulou
e gritou: "Sim, aqui está uma bem aqui", e isso foi seguido por muitos
outros que atestam que o poder de Deus havia mudado suas vidas através do
ministério do Exército da Salvação. Jack Addie foi condenado, mas nunca foi
cumprida! 1 Em 1887, cinco anos após o início, o Exército da Salvação tinha
atingido o lado oposto do país - Victoria, BC. Ao final de dez anos, a sede
Dominon informou que "há 264 Corps no comando de 452 funcionários." 2
O início de
1900 marcou o início do derramamento Pentecostal no Canadá. Em 1906, Robert
McAlister - um pregador na Igreja Movimento de Santidade - ouviu falar sobre
eventos que ocorrem em uma pequena missão em Azusa Street, em Los Angeles. Ele
viajou para Los Angeles e participou das reuniões que ocorrem lá. Ele recebeu o
batismo no Espírito Santo com o falar em línguas e recebeu o poder do alto para
passar o resto de sua vida como um testemunho de que Deus havia feito. Ao
chegar no Canadá, ele alegremente espalhar a notícia, viajando extensivamente e
pregar em reuniões evangelísticas e convenções pentecostais. Muitos milagres e
sinais seguiram seu ministério, como prometido em MARCOS 16: 15-18 . Pessoas de
pensamento similar foram usados por Deus para espalhar o movimento Pentecostes todo
o Canadá.
Charles S.
Price
Outra pessoa
que teve um grande impacto no Canadá foi Charles S. Price , um ministro
americano que recebeu o batismo do Espírito Santo, em uma reunião de tenda, na
Califórnia. Na década de 1920, ele viajou através de grandes cidades de British
Columbia para Quebec pregando o Evangelho e muitos canadenses foram convertidos
e viu o poder curador de Deus.
As velhas
formas
A maioria de
nossas faculdades e universidades canadenses foram fundadas por cristãos ou
tinham princípios cristãos. Kings College em Nova Scotia, agora conhecida como
Universidade Dalhousie, foi fundada pelos anglicanos e McMaster University
pelos batistas, só para citar alguns.
Nosso sistema
de educação tem uma base cristã. Egerton Ryerson foi um piloto de circuito
Metodista, cujo principal objetivo era "pregar Jesus para os filhos
perdidos dos homens." Em 1844, foi nomeado o superintendente de educação
para o Canadá Oeste (Ontario). Ele afirmou que "os jovens devem ser
equipados com princípios corretos, bem como com o conhecimento certo ... o
primeiro requisito é o conhecimento religioso e moral de certo e errado; o
próximo é uma familiaridade com a história da humanidade. "Ryerson é
chamado o pai da educação pública canadense e fez da educação acessível para
todos. Os estudantes usaram livros em que foram incluídos os valores cristãos e
fidelidade à Constituição. O sistema escolar de Ontário, um "sistema de
ensino público cristão", tornou-se o modelo para a maior parte do Canadá.
Houve muitos
momentos da história do governo onde Deus foi dada a honra. Por exemplo, em 31
janeiro de 1957, o Parlamento declarou que o dia de Ação de Graças será
celebrada na segunda-feira de outubro e será "Um Dia de Ação de Graças
Geral a Deus Todo-Poderoso para a colheita abundante com que o Canadá tem sido
abençoado." O Bill canadense de Direitos , introduzida em 1960, começa com
"O Parlamento do Canadá, afirmando que a nação canadense está fundada
sobre princípios que reconhecem a supremacia de Deus."
Edifícios do
Parlamento do Canadá em Ottawa contêm escrituras esculpidas nas pedras: EFÉSIOS
6:13 está escrito em torno do altar, no memorial da câmara: "Portanto,
tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo
feito tudo, ficar firmes " SALMO 139: 8-10 é encontrado na parede na mesma
sala ao lado de uma lista de guerras em que os canadenses lutaram e do lado de
fora da torre da paz, SALMO 72: 8 , PROVÉRBIOS 29:18 um e SALMO 72: 1 estão
todos gravados.
Muitas pessoas
em altos cargos eram cristãos sinceros: John Robson , premier de British
Columbia (1889-1892) foi liderado por sua convicção de que a estabilidade da
sociedade repousava sobre indivíduos convertidos, cujas consciências serviu
como lemes morais, orientando-os em uma direção responsável suas vidas pessoais
e sociais. Toronto já foi chamado de " Toronto Bom ". William Howland
, o prefeito de Toronto (1885-1886) tinha uma bandeira de quatro metros na
parede de seu escritório guiando-o em seu escritório: "Se o Senhor não
guardar a cidade, o vigia a sentinela em vão . " Ernest Manning , premier
de Alberta from 1943-1968, tinha um programa de rádio chamado a Hora Nacional
da Bíblia - com até 600 mil ouvintes de todo o Canadá a cada semana -, onde ele
pediu que os canadenses vivem à luz do iminente retorno de Jesus.
Um momento de
transformação
Considerando
que muitos dos líderes da nossa nação, incluindo nossos pais fundadores, ficou
por princípios cristãos, os governos hoje estão tentando mudar as leis do
Canadá para refletir a mais "população diversificada" que vive neste
país. Essas mudanças resultaram em um declínio moral no país. O aumento da
criminalidade juvenil violenta, os suicídios entre os jovens eo número de
famílias monoparentais são apenas algumas questões de preocupação.
Por exemplo, a
Oração do Senhor não é mais recitada em escolas públicas. Uma emenda ao Código
Penal do Canadá foi feito, introduzindo as palavras "orientação
sexual" como base para a proteção contra os crimes de ódio. Isso significa
que certas passagens da Bíblia poderia ser considerado "literatura de
ódio". Um homem em Saskatchewan colocar um anúncio pago no jornal que
tinha escrituras do lado esquerdo e um sinal de igualdade com a imagem de dois
homens de mãos dadas com uma linha através dele. Sugerindo que estas escrituras
significava "não à homossexualidade", ele foi condenado a pagar R $
1.500 ou cumprir pena na cadeia. Um casal cristão em Prince Edward Island que
dirigia um bed & breakfast se recusou a permitir que dois homens
homossexuais para ficar em sua casa por causa de suas crenças. Eles foram
forçados a fechar seus negócios e pagar R $ 1.000 em danos para os homens. O
casamento do mesmo sexo foi legalizada no Canadá, e da maconha e da
prostituição poderia seguir em breve. Nossos fundadores seria certamente
indignados ao ouvir e ver tudo o que está acontecendo em nosso país, uma vez-cristã.
A bandeira
canadense velho
A mudança que
ocorreu no Canadá é bem simbolizada pela mudança da bandeira oficial canadense
em 1965 sob o primeiro-ministro Lester Pearson. Foi um passo consciente para
substituir a herança britânica Christian por uma moderna filosofia das Nações
Unidas feito pelo homem da diversidade e do multiculturalismo - uma tendência
que continuou especialmente sob Pierre Trudeau (1968-1984) e até hoje. É claro
que, em uma sociedade multi-cultural, o cristianismo é apenas um de muitas
religiões. Portanto, Canadá Modern não tem outros valores, mas a
"diversidade".
Esperança para
o nosso futuro se nos voltarmos para Deus
Nosso hino
nacional canadense inclui as palavras " Deus guarde nossa terra gloriosa e
livre . "
Essa foi a
razão pela qual muitos canadenses, sob a bandeira vermelha, lutou ao lado de
Grã-Bretanha nas duas guerras mundiais. Muitos desistiram de suas vidas
garantindo assim que nós vivemos em uma terra livre governada não por tiranos,
mas só pelas leis de Deus. A única esperança do Canadá encontra-se em voltar
aos valores antigos.
"Assim diz
o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas,
qual é o bom caminho, e andai por ele e achareis descanso para as vossas
almas" JEREMIAS 06:16 .
fonte SM Burgess, GB
McGee, PH Alexander (Editors),
Dicionário de pentecostais e carismáticos www.areaswvu.edu
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