Pentecostalismo.
obs.estamos revisando o texto e melhorando mais.
Pentecostalismo E hum Movimento de Renovação de Dentro fazer
Cristianismo, o glocasia ênfase especial los UMA Experiência Direta e Pessoal
de Deus atraves fazer Batismo não Espírito Santo.1 O Termo Pentecostal E
derivado Pentecostes, um Termo Grego Que descreve a festa judaica das Semanas.
Para cristãos sistema operacional, Este Evento comemora uma Descida do Espírito
Santo sobre OS seguidores de Jesus Cristo, Conforme descrito no Livro de Atos,
Capítulo 2.2 Pentecostais tendem a ver Opaco Seu Movimento reflete o MESMO Tipo
de Poder Espiritual, Estilo de Adoração e ensinamentos that were Encontrados na
Igreja primitiva. Por Este Motivo, alguns pentecostais Usam o Termo
Apostólica Evangelho Pleno de para descrever Seu Movimento.
O pentecostalismo E hum Termo Amplo that inclui UMA Vasta gama de
Diferentes Perspectivas teológicas e Organizacionais. Como Resultado, Nao
existe nenhuma Organização Central UO Igreja Que dirige o Movimento.
Pentecostais de Os PODEM serviços inseridos los Mais de hum Grupo Cristão, indo
fazer trinitariano Ate O Não-trinitariano.3 Muitos Grupos pentecostais São
Afiliados AO Conferencia Mundial Pentecostal. No Brasil E Comum OS pentecostais
se auto-identificarem com Termo evangélico.
A ênfase do pentecostalismo sobre o carisma O Colocasia Dentro fazer
Cristianismo Carismático, um Enorme Agrupamento de Cristão Opaco temperatura
aceitado alguns ensinamentos pentecostais sobre o Batismo não a Espírito e dons
espirituais. O pentecostalismo ESTA teologicamente e historicamente Próximo AO
Movimento Carismático, influenciando significativamente o Tão Movimento, Opaco
como Vezes OS TERMOS pentecostal e Carismático São Usados indistintamente.
Todo o Movimento pentecostal No Mundo inclui cerca de 588 Milhões de pessoas.4
1 Origem do Pentecostes
2 Antecedentes Bíblicos (Visão pentecostal)
2.1 A Promessa fazer derramamento do Espírito Santo
2.2 A Revelação a João Batista
2.3 Jesus Cristo e da Promessa do Pai
2.4 O derramamento do Espírito Santo
2.5 A Igreja do Novo Testamento Cristão
3 Antecedentes Históricos
4 Pentecostalismo moderno
4.1 Pentecostalismo Clássico
5 História de 1900
5.1 Influências
5.2 Afro-Americanos
5.3 Mulheres
5.3.1 Inicio Das funções
5.3.2 Mudanças nn Papéis das Mulheres
5.4 Movimento da Chuva Tardia
5.5 Movimento Carismático
5.6 Movimento Neocarismático OU neopentecostal
5.7 Grupos Independentes
6 Crença
6.1 Visão Geral
6.2 Salvação
6.3 Batismo não Espírito
6.4 Dons Espirituais
6.4.1 Profecia
6.4.2 Falar LÍNGUAS EM
6.4.3 Cura
6.4.4 OUTRAS Praticas distintas
6,5 Ordenanças e Práticas
6.6 Santidade e Vida Superior Pentecostal
6,7 Obra Consumada
7 Denominações e ligações
8 Pentecostalismo Brasileiro
8.1 Primeira Onda Pentecostal
8.2 Segunda Onda Pentecostal
8.3 Terceira Onda Pentecostal
8.4 Renovados & Carismáticos
9 estatisticas
9.1 estatisticas denominacionais
9.2 Distribuição geográfica
10 PESSOAS
10.1 Precursores
10.2 Líderes
10.3 Personalidades fazer pentecostalismo
11 Veja tambem
11.1 Por País
12 referencias
12.1 Fontes
13 Leitura recomendada
14 Ligações externas
Origem fazer Pentecostes
O Pentecostes pentecostos los Grego (cinquenta), FOI UM Feriado anual
judaico, also conhecido Como a Festa das Semanas, festa dos Primeiros frutos da
Colheita. Ela è celebrada cinquenta dias do DEPOIS da Páscoa.5 O Livro Bíblico
de Levítico descreve-o Como Segue:
Contareis parágrafo Vos OUTROS from o dia Imediato AO Sábado, o dia
los trouxerdes o molho da Oferta movida; Sete Semanas inteiras
Serão. ATE AO dia Imediato AO Sétimo Sábado, contareis cinquenta Dias; então,
trareis nova Oferta de manjares AO SENHOR. Das vossas moradas trareis Dois Paes
parágrafos movidos Serem; de Duas dízimas de hum Efá de farinha Serão;
levedados se cozerão; São Primícias AO SENHOR. Com o pão oferecereis Sete
Cordeiros SEM defeito de hum Ano, e hum novilho, e Dois Carneiros; holocausto
Serão AO SENHOR, com uma SUA Oferta de manjares e libações, como SUAS POR
Oferta queimada de aroma Agradável AO SENHOR. Também oferecereis hum bode,
parágrafo Oferta Pelo Pecado, e Dois Cordeiros de hum Ano, POR Oferta Pacífica.
Então, o Sacerdote OS moverá, com o pão das primícias, POR Oferta movida
perante o SENHOR, COM Cordeiros Os Dois; santos Serão AO SENHOR, parágrafo o OU
fazer Sacerdote. No dia MESMO, se proclamará Que tereis de santa convocação;
nenhuma obra servil fareis; E Estatuto Perpétuo los Todas como vossas moradas,
pelas vossas Gerações. QUANDO segardes a messe da Vossa terra, Não rebuscareis
OS Cantos do Vosso campo, NEM colhereis como espigas caídas da Vossa sega; Para
o pobre e parágrafo o Estrangeiro como deixareis. Eu sou o SENHOR, Vosso Deus.
Levítico 23:15-22 ARA
Como Igrejas pentecostais FAZEM alusão this Acontecimento Como hum
Símbolo para Todos OS Que se converteram AO Cristianismo não dia de
Pentecostes, seriam OS Primeiros frutos da Colheita de UMA grande Parte dos
Milhões de almas.
Antecedentes Bíblicos (Visão pentecostal)
Os apóstolos recebem o dom de Línguas
São Falando sem Pentecostes.
A Promessa fazer derramamento do Espírito Santo
Aproximate Entre 835 e 805 aC a terra de Judá FOI atingida com UMA praga
de Gafanhotos Que destruiu OS Pastos e como folhagens das Árvores, los apenas
algumas horas INFORMAÇÃO. Todas OS cultivos se perderam, a fome ea seca
devastaram O País INTEIRO. O profeta Joel AO ver ESSE PERÍODO Terrível, DEU uma
Promessa fazer derramamento do Espírito Santo, Que Seria A Restauração de Tudo
o Que o mal tinha Destruido, descrevendo-o Como Segue:
E acontecerá, DEPOIS, Que derramarei o Meu Espírito sobre Toda a carne;
Vossos Filhos e Filhas vossas profetizarão, Vossos Velhos sonharão, e Vossos
Jovens Terão visões; ATÉ OS sobre servos e servas derramarei sobre como o Meu
Espírito naqueles Dias. Mostrarei Prodígios não Céu e na terra: Sangue, fogo e
Colunas de Fumaça. O sol se converterá trevas em, ea lua, EM Sangue, Antes Que
Venha o Grande e Terrível Dia do SENHOR. E acontecerá Opaco TODO AQUELE Que
invocar o Nome do SENHOR Será, será salvo; o Porque, no Monte Sião e Jerusalém
los, estarão OS Que da FOREM salvos, Como o SENHOR Prometeu; E, Sobreviventes
Entre OS, aqueles Que o SENHOR Chamar.
Joel 2:28-32 ARA
A Revelação a João Batista
O Evangelho de João, menciona hum sucessor, o qual E revelado um João
Batista, Que cumpriria uma Promessa de derramar O Espirito Santo sobre os
crentes OS. Diz Ele: "AQUELE sobre QUEM vires Descer e pousar o Espírito,
ESSE É O Que batiza com o Espírito Santo". João 1:33 Ora, uma Pessoa
soluçar um qual o Espírito Desceu as Jesus Cristo. João Batista testemunhou
Opaco QUEM Viria DEPOIS DELE Iria batizar com o Espírito Santo (Mateus 3:11).
Jesus Cristo e da Promessa do Pai
DEPOIS Que Jesus Cristo ressuscitou ordenou um SEUS apóstolos e
Discípulos uma Permanecer los Jerusalém ATÉ Serem Revestidos de Poder do Alto.
(Lucas 24:49) Do MESMO modo, los Marcos 16:17, Jesus Diz um SEUS Discípulos
Opaco los Seu Nome expulsariam OS Demônios e falariam Novas languages. No livro
de Atos, o autor Lucas Fala de hum Mandato Mais Específico Que Jesus Disse AOS
SEUS Discípulos, descrevendo-o Como Segue:
mas recebereis Poder, AO Descer sobre vos o Espírito Santo, e sereis
Minhas testemunhas Tanto los Jerusalém Como los Toda a Judéia e Samaria e ATÉ
AOS confins da terra.
Atos 1:08 ARA
Neste Capítulo de Atos, Jesus Disse AOS SEUS seguidores Opaco João
Batista pregou os antes de cumprido Finalmente Dentro de poucos dias do Opaco
Jesus Chamou a Promessa do Pai.
O derramamento do Espírito Santo
Dez Dias DEPOIS Jesus subiu AO Céu, Chegou o dia de Pentecostes, Cento e
Vinte PESSOAS estavam Esperando não Cenáculo unanime uma Promessa de Jesus
Cristo Antes tinha Feito.
de Repente, Veio do Céu hum som, Como de hum vento impetuoso, e encheu
Toda A Casa Onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas Entre enguias,
languages, Como de fogo, e pousou sobre CADA UMA hum Deles.
Atos 2:2-3 ARA
ISSO HÁ ocorreu cerca de Nove Horas da Manhã e havia testemunhas de
varias Nacionalidades, medos Como, Partos, Africanos, egípcios, judeus, Árabes
e galileus Opaco ouviram FALAR das Maravilhas de Deus. No entanto, houve muitos
pensavam that that estavam bêbados. Apos o Evento, o apóstolo Pedro peso
explicativo a Profecia de Joel preenchidas parágrafo a Igreja Cristã. Durante
muitos Anos o derramamento do Espírito Santo havia Sido Reservada
Exclusivamente parágrafo OS Líderes Nacionais e espirituais de Israel, mas na
Época FOI concedido um "Toda carne".
A Igreja do Novo Testamento Cristão
O Novo Testamento relata Opaco uma Igreja primitiva acreditava não
Batismo não Espírito Santo (Atos 11:15-16). De Os Escritores cristãos que
Segundo Século usaram uma Palavra grega χάρισμα UO carisma, o Opaco significa
"Presente" ou "dom divino" Para si referir um de Estes
dons, Isto É, um MESMA Palavra Que elemento usou o apóstolo Paulo EM SUA lista
de dons fazer Espírito, Que incluía O FALAR LÍNGUAS EM (1 Coríntios 12). ASSIM
OS cristãos Como fazer Primeiro Século praticavam uma imposição Das Mãos para à
Ocorrência experiência Dessa nas crentes (Atos 8:14-17). A Seguir estão VÁRIOS
Eventos realizados los Igrejas Cristas fazer Novo Testamento:
A casa de Cornélio
According to Atos 10:46 los UMA Visão Que Teve o apóstolo Pedro no
Telhado de UMA Casa em Jope, Deus revelou Opaco desvio amar SEUS companheiros,
apesar de Não-judeus, o Porque Diante de Deus Localidade: Não HÁ acepção de
PESSOAS. O centurião Cornélio da corte italiana, enviados POR elemento de para
chegar a Cesaréia. Pedro concordou los ir à Cesaréia POR Ordem de Deus, e
Chegou à casa de Cornélio. QUANDO Pedro começou Seu Discurso, o Espírito Santo
Desceu sobre OS presentes e começaram a FALAR los languages, glorificando a
Deus.
A Igreja los Éfeso
QUANDO o apóstolo Paulo Chegou a Éfeso, encontrou elementos UMA situacao
Muito comprometedora. Os cristãos da Igreja Opaco tinham Sido batizados Pelo
Batismo de João e NEM Sequer sabiam Que existia o Espírito Santo, DEPOIS de
Paulo batizou-os na ordenança de Jesus e colocando como Mãos sobre enguias Veio
o Espírito Santo e falaram los línguas e profetizaram. (Atos 19:05).
A Igreja na Samaria
Pedro e João tinham chegado a Samaria, Onde havia hum Grupo de cristãos
batizados los Água, mas Localidade: Não tinham Sido batizados com o Espírito
Santo. E POR ISSO Que Pedro e João impuseram SUAS Mãos sobre enguias (Atos
8:17). This E uma Única Passagem los Atos Que Localidade: Não menciona Opaco OS
crentes TEM Falado los Novas LÍNGUAS E E Muito foi por elas. No entanto, muitos
Grupos pentecostais Modernos, acreditam Opaco se o fizessem, o Porque Simão o
Mago, Que Quis comprar o dom do Espírito Santo tinha Visto hum grande Milagre.
Antecedentes Históricos
São varias como instâncias de Fenômenos Opaco historiadores pentecostais
(Como Allan Anderson) interpreta predecessores Como fazer pentecostalismo.
Inácio de Antioquia 67-110 DC afirmou los SUA carta AOS filadelfienses
(Inácio AOS filadelfienses 07:01) Que profetizou Pelo Espírito: "Estando
no Meio de Vos gritei, Disse los Alta Voz, Uma Voz de Deus:. 'Permanecei unidos
(...)' Aqueles suspeitaram Que eu Disse ISSO o Porque previa uma Divisão de
alguns, mas AQUELE Pelo qual ESTOU acorrentado E Minha Testemunha Que eu
Localidade: Não sabiá através da carne FOI o Espírito Que me anunciou,
dizendo:. '(...), guardai Vosso Corpo Como Templo de Deus, amai a União , Das
fugi divisões, sede imitadores de Jesus Cristo, Como elemento also E fazer Seu
Pai ". 6
Em SUA carta a Policarpo, elementos also declaração: "Quanto como
Coisas Invisíveis, PODE Que te Sejam manifestadas a ti, parágrafo Que Nada te
Falte e tenhas Abundancia los TODO dom Espiritual". 7 8
Policarpo de Esmirna 70-160 DC Teve UMA Revelação de Deus de Como
morreria. "Orando, elemento Teve UMA Visão, Três Dias Antes de o
prenderem:. Viu Seu Travesseiro Queimado Pelo fogo Voltando-se parágrafo SEUS
companheiros, Disse: 'Devo Ser Queimado vivo' .9
Justino Mártir 110-165 DC los Seu Diálogo contra O Judeu Trifo RECORDâ
Que da OS dons do Espírito Santo, incluindo exorcismo, AINDA estão los USO:
"Recebendo UMA Vez o Espírito de discernimento, outro hum Conselho, cura
Outro UMA, outro de Poder, outro de presciência, outro de ... ensino e Outro de
Temor a Deus dons proféticos de Os permanecem Conosco Ate O Presente ritmo
alguns Pará (crerem) certamente los expulsar Demônios (...) OUTROS TEM
Conhecimento daquilo Que Acontecer Vai; ELES TEM visões e pronunciam expressões
proféticas ". 10
Irineu de Lião 130-202 DC. "De Igual Modo NÓS Todos ouvimos Que
muitos dos Irmãos na Igreja Que da TEM dons proféticos, e Opaco Falam los Todas
como languages POR Intermédio do Espírito, e that also trazem uma luz OS
Segredos dos Homens parágrafo Benefício dos Homens, e Opaco expõem OS Mistérios
de Deus. "11 12
Tertuliano 160-220 DC AO FALAR de Marcião, declarou o seguinte:
"Para o PROVAR Opaco OS Profetas TEM Falado, e Localidade: Não Pelo
Sentimento Humano, mas Pelo Espírito de Deus, Como aqueles Opaco previram o
Futuro e revelaram OS Segredos do Coração, Que apresentam hum salmo, UMA Visão,
Uma Oração, Opaco E apenas Pelo Espírito êxtase, OU SEJA, EM UM rapto UO num
arrebatamento Toda Vez Que ocorrido UMA Interpretarão temperatura ".
Aparantemente Tertuliano descreveu Parte da Vida Comum da Igreja Ortodoxa e
recomendou buscar o dom do Espírito Santo de profecia.11
Pacomio 292-348 DC DEPOIS de momentos Especiais pódios, soluço o Poder
do Espírito FALAR os "13 idiomas Grego e LATIM Que jamais havia aprendido.
Agostinho de Hipnona 354-430 DC mencionou: ".. Fazemos Todavia o
Opaco OS Apóstolos fizeram when impuseram como Mãos sobre OS Samaritanos,
invocando sobre enguias o Espírito Santo Mediante a imposição de Mãos esperamos
Que OS crentes falem los Novas languages" 11
Simão o Novo Teólogo 949-1022 DC TALVEZ o Mais Famoso Cristão
Carismático da Igreja Ortodoxa. SEUS RELATOS declaram muitas Experiências
espirituais, Isto É inclui um 'Batismo não Espírito Santo' dons acompanhado POR
de copiosos prantos, compunção, e visões de Deus.14
Embora Localidade: Não Haja Registros UO indícios de derramamento do
Espírito Santo Durante A Idade Mídia, alguns Autores mencionam Opaco o
valdenses, albigenses, e frades mendicantes OS, falaram los LÍNGUAS na Europa
Meridional.15
Jansenistas 1640-1801 fizeram Parte de hum Movimento Agostiniano radical
na Igreja Católica Romana (SEU Adepto Mais Famoso FOI o Cientista e apologista
Francês Blaise Pascal), alguns de SEUS Adeptos los Port Royal ficaram conhecidos
Pelos SEUS Sinais e Prodígios, Dança Espiritual, curas, e elocuções proféticas.
Alguns dizem Que falaram los languages Estranhas e interpretaram como
languages Opaco lhes FORAM endereçadas.14
Serafim de Sarov 1759-1833 Líder Carismático da Igreja Ortodoxa Russa,
afirmou Opaco o Objetivo da Vida Cristã e A Recepção do Espírito Santo. Serafim
also E lembrado Pelo dom de cura.14
Os Huguenotes FOI o nomo dado AO calvinistas da França, houve
manifestações carismáticas empre ELES EM Cévennes, Durante a Perseguição
determinada POR Louis XIV. Em SEGUIDA, UMA NOTA huguenotes sobre OS:
Respeitando como manifestações Físicas, Ha Pouca discrepancia Entre OS
RELATOS DE Amigos e Inimigos. Como PESSOAS ERAM atingidas Homens e Mulheres,
Idosos e Jovens. Muitos ERAM children com Idades Entre OS Nove ou dez Anos.
ELES emergiram do povo, disseram Inimigos SEUS, da massa de ignorantes e SEM
Cultura; SEM Poder Ler e escrever, EM SUA maioria, e Falando o jargão da
Província diariamente, era Opaco uma Única Coisa Que poderia USAR parágrafo
FALAR.
]
Tais PESSOAS caíam repentinamente parágrafo Atrás e, permaneciam estendidas na terra, experimentavam contorções Estranhas e aparentemente involuntárias; SEUS Peitos pareciam inchar-se e SEUS estômagos inflar-se. Ao Sair de tal Condição, gradualmente voltavam a ganhar o Poder da Fala instantaneamente. Começavam, muitas Vezes, com UMA Voz interrompida POR soluços e logotipo derramavam TORRENTES de Palavras, Clamores de Misericórdia, chamados AO Arrependimento, exortações AOS espectadores parágrafo Opaco parassem de frequentar como missas, admoestações uma Igreja de Roma e profecias relativas AO Juízo Vindouro. Da boca de Crianças emergiam Textos da Escritura e Discursos los hum Francês MUITO BOM e Fácil de trocadilho, um [Francês] that when Nunca usavam estavam conscientes. QUANDO o transe terminava, declaravam Opaco Localidade: Não se lembravam de nada fazer ocorrido de Opaco haviam Dito. Em Raras ocasiões recordavam Impressões vagas e gerais, mas nada a Mais. Localidade: Não havia aparência de engano, Nem indicação de Que da AO pronunciar SUAS predições COM Relação de Eventos Futuros, tivessem alguma Idéia de Prudência UO Dúvida tocante a veracidade fazer Opaco haviam Predito.
]
Tais PESSOAS caíam repentinamente parágrafo Atrás e, permaneciam estendidas na terra, experimentavam contorções Estranhas e aparentemente involuntárias; SEUS Peitos pareciam inchar-se e SEUS estômagos inflar-se. Ao Sair de tal Condição, gradualmente voltavam a ganhar o Poder da Fala instantaneamente. Começavam, muitas Vezes, com UMA Voz interrompida POR soluços e logotipo derramavam TORRENTES de Palavras, Clamores de Misericórdia, chamados AO Arrependimento, exortações AOS espectadores parágrafo Opaco parassem de frequentar como missas, admoestações uma Igreja de Roma e profecias relativas AO Juízo Vindouro. Da boca de Crianças emergiam Textos da Escritura e Discursos los hum Francês MUITO BOM e Fácil de trocadilho, um [Francês] that when Nunca usavam estavam conscientes. QUANDO o transe terminava, declaravam Opaco Localidade: Não se lembravam de nada fazer ocorrido de Opaco haviam Dito. Em Raras ocasiões recordavam Impressões vagas e gerais, mas nada a Mais. Localidade: Não havia aparência de engano, Nem indicação de Que da AO pronunciar SUAS predições COM Relação de Eventos Futuros, tivessem alguma Idéia de Prudência UO Dúvida tocante a veracidade fazer Opaco haviam Predito.
Os Huguenotes seculo 16
Um dos principais Líderes Desta Igreja FOI George Fox, Opaco pregou UMA
MENSAGEM sobre a nova era do Espírito Santo, elemento los Seu Diário, Diz o
seguinte:
No Ano de 1648, enquanto estava Sentado na casa de hum amigo los
Notinghamshire (o Porque Desta Vez o Poder de Deus tinha ABERTO OS Corações de
alguns de para receber uma Palavra de Vida e de Reconciliação), vi Que havia
UMA grande fenda Opaco passava POR Toda a terra, e hum grande humo iba a Medida
Opaco uma fenda se Abria Caminho; DEPOIS da fenda, ocorria UMA grande
terremoto. This era uma terra Que havia nn Corações das PESSOAS, uma qual tinha
Opaco serviços sacudida Antes Que a Semente de Deus fóruns levantada da tumba.
E ASSIM sucedia: POIs o Poder de Deus começou a sacudi-los e Grandes ministrações
de Adoração conduzidas Eram, de tal Maneira, Que Poderosas Obras Todo-Poderoso
fazer ERAM realizadas empreendedorismo OS crentes parágrafo o assombro, do
tanto das gentes Como dos Sacerdotes.
George fox seculo 17
QUANDO OS cristãos hussitas FORAM perseguidos na Boêmia, encontraram los
Dresden, Alemanha hum refugio não quali podiam Procurar um Deus. Em 1727 o
conde Ludwig Graf de Zinzendorf começou a organizar EAo crentes Desta Corrente
Cristã los UMA Única Igreja. Durante o Mês de julho CRIOU REUNIÕES e vigílias
de Oração com OS Jovens, posteriormente encontrou hum Livro Chamado Relação
Disciplinae o qual relatava Como a Igreja de Irineu se unia parágrafo buscar a
Presença de Deus. De Os morávios dizem Que da S a Espírito Desceu sobre ELES, e
Grandes Sinais e Maravilhas FORAM realizadas sempre OS Irmãos naqueles Dias,
prevalecendo UMA Maravilhosa Graça Entre si, e los TODO O País ". 18
Diários John Wesley Ministro anglicano e pai da Igreja Metodista muitas
registo Historias extraordinarias los SEUS, os tais Como uma cura de PESSOAS,
de animais, e do Poder do Espírito Santo através da oração.
Grande Despertamento
Primeiro (c. 1730-1755)
Segundo (c. 1790-1840)
Terceiro (c. 1850-1900)
Quarto (c. 1960-1980)
O Grande Despertamento FOI UM Fenômeno Espiritual impactou a
Inglaterra e ESTADOS UNIDOS Entre OS Anos 1735 e 1750. Durante Este PERÍODO
Teve Grandes pregadores Opaco influenciaram o pentecostalismo moderno.
George Whitefield 1714-1770. Ministro os 21 Anos de Liberdade de
Informação Ordenado parágrafo pregar na Inglaterra. Chegou AOS ESTADOS UNIDOS
POR Mais de nove ocasiões Ensinando from Georgia hasta Nova Inglaterra.20
Jonathan Edwards 1703-1758. Aos SEUS 19 Anos começou a pregar numa
Igreja los Nova Iorque, DEPOIS FOI Ministro numa Igreja de Yale e 1.726 los
pastor FOI Associado da Igreja de Northampton, Massachusetts, donde Seria
pastor POR Mais de 25 anos, Sendo UMA das PESSOAS Mais Importantes do Grande
Despertamento. Se Diz that when was pregar los UMA vila, como tabernas
quebraram e Vazias Durante SEUS cultos UO REUNIÕES, como PESSOAS gemiam e
choravam devido como pregações.21
Charles Finney 1792-1875. FOI UM Ministro proeminente e Representativo
Época Dessa, realizava Grandes Atividades evangelísticas. Implementava Praticas
metodistas Dentro de Igrejas presbiterianas e congregacionalistas. Pregava
pontos wesleyanos Como a santificação, ea Perfeição Cristã dada Unicamente Pelo
Espírito Santo.
Dwight L. Moody 1875. Ministro Opaco pregava na Cidade de Chicago e de
Nova Iorque, mencionou numa Ocasião that tinha UMA especial investidura de
Poder do Alto, um Batismo Claro e inequívoco do Espírito Santo.22
O Movimento de Santidade FOI UM Movimento Opaco dava Muita ênfase Opaco
Nesta Vida Presente Pela Fé, E Possível obter uma Inteira santificação, UO
Perfeição Cristã através do Espírito Santo. A Partir de 1840 se iniciou a
pregar sobre o Batismo não Espírito Santo, Seu diretor contribuidor was John
Morgan, o qual escreveu: "O dom do Espírito Santo, EM SUA pentecostal
plenitude, Nao desvio Restringir-se a Igreja Apostólica; E o Privilégio crentes
OS compartilhado POR TODOS. [carece de Fontes]
Quitim Silva comenta Que No Ano de 1894 uns cem crentes FORAM batizados
com o Espírito Santo na Carolina do Norte, Falando los Novas languages. ELES
pertenciam a hum Grupo Religioso Chamado União Cristã, Igreja da Santidade e
1907 mudaram los parágrafo Igreja de Deus. This Igreja E conhecida Como Igreja
de Deus de Cleveland, Por Ser o Lugar donde adquiriu Mais força.
Pentecostalismo moderno
Chama-se pentecostalismo Histórico UO moderno o Conjunto de Igrejas
Cristas Opaco uma Partir do Século XX começaram enfatizar o Sentir da Presença
do Espírito Santo ea Tela da uma glossolalia. Veja abaixo uma DESCRIÇÃO SUA:
Pentecostalismo Clássico
O Pentecostalismo Clássico E o Que começou los 1.901 Entre cristãos
se reuníam na rua Azusa los Los Angeles, EUA e simultaneamente los Varios
To Us Link Lugares na América do Norte. E a Maior Corrente pentecostal Entre
Todas como Demais, POIs ESTA POR conformada Organizações Religiosas Opaco se
formaram naqueles Anos e Mantem manifestações espirituais e doutrinas
similares.24
Dentro do pentecostalismo Clássico norte-americano existem Três
orientações principais: Santidade-Wesleyana, Vida Superior e Unitários.25
Exemplos de Denominações wesleyanas de Santidade inclui a Igreja de Deus Cristo
em (IDC) ea Igreja Pentecostal Internacional de Santidade (IPIS). A Primeira
was a Congregação Cristã, fundada POR L. Francescon, logotipo DEPOIS Daniel
Berg conhece atraves da Congregação o Movimento pentecostal e funda no Brasil a
Assembleia de Deus logotipo DEPOIS da CCB, A Igreja do Evangelho Quadrangular E
UM Exemplo do Ramo Vida Superior. Algumas Igrejas unitárias inclui a Igreja
Internacional Pentecostal Unida (IPU), Assembleia Pentecostal do Mundo (APM), e
Assembléias fazer Senhor Jesus Cristo (ASJC). Muitas Igrejas pentecostais São
afiliadas com a Conferencia Mundial Pentecostal. O pentecostalismo reivindica
CERCA de 588 milhoes de Adeptos não inteiro. Mundo
História de 1900
O Movimento pentecostal de Hoje Traça SEUS Vestígios da SUA Comunidade
uma UMA reunião de Oração não Colégio Bíblico Betel los Topeka, Kansas los 1 °
de janeiro de 1901,26 Ali, muitos chegaram à Conclusão de FALAR los
LINGUAS era o Sinal Bíblico fazer Batismo não Espírito Santo. Charles Parham
FOI O Fundador DESTA Escola, Que MAIS Tarde Iria parágrafos Houston, Texas.
Apesar da segregação racial los Houston, William J. Seymour, um Pregador negro,
FOI Autorizado um Assistir um Aulas Bíblicas de Parham. Seymour viajou
parágrafo Los Angeles, Onde SUA Pregação provocou o Avivamento da Rua Azusa los
1906. Apesar do Trabalho de Vários Grupos wesleyanos avivalistas, Como Parham e
DL Moody, o Início do Movimento pentecostal difundido Nos ESTADOS UNIDOS, E
geralmente considerado Como tendão começado com Seymour não Avivamento da Rua
Azusa.27
O Avivamento na Rua Azusa FOI O Primeiro Avivamento pentecostal a
receber Atenção significativa, e muitas PESSOAS de TODO O Mundo tornaram-se
atraídas porá elementos. A Imprensa de Los Angeles DEU Muita Atenção AO
aviamento de Seymour, o ajudou a Alimentar o Seu crescimento.28 Um number
of Novos Grupos Menores iniciou-se, inspirado acontecimentos deste
Avivamento. Os visitantes Internacionais e Missionários pentecostais acabariam
POR trazer Estes ensinamentos parágrafo OUTRAS Nações, de Modo Que Praticamente
Todas como Denominações pentecostais Clássicas Hoje traçam SUAS raízes
Históricas não Avivamento da Rua Azusa.
William Seymour, Líder fazer Avivamento da Rua Azusa
Logo Cedo OS pentecostais FORAM POR incentivados Seu Entendimento de
TODO O Povo de Deus poderia profetizar nn Últimos Dias Antes da Segunda
Vinda de Cristo. ELES olharam parágrafo como passagens Bíblicas sobre O
Pentecostes não Segundo Capítulo de Atos, Em Que da Pedro citou uma Profecia
contida EM Joel 2: "Nos últimos Dias, Deus DIZ:. derramarei MEU a
Espírito sobre TODOS OS Povos Vossos Filhos e Filhas profetizarão, Vossos
Jovens Terão visões, Vossos Velhos Terão sonhos ". (NVI) ASSIM, QUANDO uma
Experiência de FALAR los languages espalhou-se Entre OS Homens e Mulheres da
Rua Azusa, um SENTIDO de urgência Tomou Conta, QUANDO ELES começaram um Olhar
parágrafo Segunda Vinda o de Cristo. No Início OS pentecostais se Viam Como
peregrinos na Sociedade, dedicando-se a preparar o Exclusivamente Caminho
parágrafo A Volta de Cristo.29 30
O Pentecostalismo, Como QUALQUÉR Outro Movimento de suma importância,
DEU Origem uma hum grande nummeros of Organizações com Diferenças Políticas,
Sociais e teológicas. O Movimento inicial FOI contra cultural: Afro-Americanos
e como Mulheres FORAM Importantes Líderes fazer Avivamento da Rua Azusa, o
Opaco ajudou a espalhar uma MENSAGEM Pentecostal Muito ALÉM de Los Angeles. Com
o Avivamento começando a Diminuir, não entanto, Diferenças doutrinárias
começaram a surgir Como uma pressão da Evolução social, cultural e Político da
Época começou a afetar a Igreja. Como Resultado, MAIS divisões, isolacionismo,
sectarismo e MESMO o aumento do extremismo ERAM aparentes.
Influências
Afro-Americanos
Os afro-Americanos desempenharam hum Papel Importante não Início do
Movimento pentecostal. A Primeira Década do pentecostalismo FOI POR Marcada
REUNIÕES interraciais, "... OS brancos e negros se misturam OS los hum
frenesi Religioso", observou hum Jornal local, NUMA Época when como
Instalações do Governo ERAM separadas racialmente e leis de Jim Crow estavam
Prestes a serviços codificadas. Enquanto como Assembleias interfaciais Opaco
caraterizava uma rua Azusa continuou POR Vários Anos, MESMO não segregado sul,
o entusiasmo e Apoio parágrafo Estes Conjuntos, eventualmente Caiu.
Mulheres
Início Das funções
Como Mulheres FORAM o Catalisador inicial do Movimento pentecostal.31
Visto OS Pentecostais crêem na Presença e Interação do Espírito Santo
cultos los SEUS, dons e o OS vieram sobre Homens e Mulheres, O USO DOS dons
espirituais FORAM incentivados los Todos. O intenso Ambiente inconvencional e
emocional generado não Culto Pentecostal Encontra-se duplamente promovido, e
FOI POR si MESMO falado OUTRAS Formas de Participação tal Como Testemunho
Pessoal, Oração espontanea e canto. Mulheres Localidade: Não FORAM proibidas de
Entrar Nesse fórum, e não Início do Movimento a maioria dos convertidos e
seguidores da Igreja ERAM mulheres.32 from that o Movimento contou com a
esforços ea Participação de Membros Leigos, Tanto Dentro Como fóruns da Igreja,
como Mulheres ganharam Grande Influência cultural não pentecostalismo e
ajudaram a Molda-lo. Mulheres escreveram Canções religiosas, editaram Jornais
pentecostais, ensinaram e dirigiram Escolas bíblicas.33 A preponderância de
SEUS Adeptos fazer sexo feminino PODEM resultar da disponibilidade de Taís
Oportunidades parágrafo como Mulheres from o Início do Movimento. Disso de
Além, como Provas de Tres dos Mais Antigos Grupos pentecostais, Assembléia de
Deus, a Igreja de Deus (Cleveland, Tennessee) ea Igreja Internacional do
Evangelho Quadrangular, a Mostra de UM NUMERO de Mulheres atuando Como Clero e
Missionárias. Pouco DEPOIS das Assembléias de Deus, Formada los de 1914, uma
listas que mostram Clero Que hum terço dos SEUS ministros ERAM Mulheres. Em
1925, embora o number of ministros fazem sexo feminino Caiu significativamente,
de Dois Terços de Seus Missionários Estrangeiros AINDA Mulheres ERAM. QUANDO a
Igreja de Deus FOI Formada los 1906, um Terço DOS SEUS Fundadores Mulheres
ERAM. QUANDO Aimee Semple McPherson começou a Igreja Internacional do Evangelho
Quadrangular los de 1923, como Mulheres Só estavam Servindo hum terço dos ramos
da Igreja, Como pastores e Casais Atuou Como co-pastores de para outra
congregações Dezesseis anos.34
OUTROS Aspectos fazer pentecostalismo also promoveu a Participação das
Mulheres. Apontando parágrafo Proclamaçao de Pedro da Profecia Bíblica Joel
2:28, Pentecostais focaram SUA ATENÇÃO sobre o Fim dos Tempos, Durante o qual
Cristo Iria retornar. Dado Que o Batismo do Espírito Santo levou AO FALAR EM
LÍNGUAS, QUEM FOI abençoado com Este dom Que TEM uma Responsabilidade de EUA-lo
par a par PREPARACAO uma Vinda Segunda de Cristo.30 35 Devido a
Responsabilidade ESTA, como restrições Opaco uma Cultura ou Confissões de
OUTRAS sobre como Mulheres ERAM frequentemente ignoradas Durante uma inicial
Parte do Movimento. Joel 2:28 also especificamente incluíu como Mulheres,
dizendo that Ambos Os Filhos e Filhas e servos fazer sexo masculino e feminino
receberiam o Espírito Santo, e não Profecia DOS FIM tempos. ASSIM, O Foco do
sistema operacional sobre Dons espirituais, a Natureza do Ambiente de Adoração,
E O Pensamento dispensacionalista incentivava Todas Mulheres como uma Todas
Participar los como áreas fazer Culto.
Agnes Ozman
MESMO Antes da Rua Azusa, como Mulheres levaram SEUS próprios
aviavamentos Como hum Resultado de Agnes Ozman Falando los LINGUAS nenhum
colégio Bíblico de Parham. A Sra. Waldron e UMA Sra, Hall, Por Exemplo,
trouxeram uma MENSAGEM pentecostal de Kansas a Zion, Illinois, Onde ELAS
ministraram e Mais Tarde Parham was convidado a falar.36 Agnes Ozman
evangelizou Completamente o Centro-Oeste DEPOIS de Sair fazer Kansas30 QUANDO
Parham Mudou o Seu Ministério de para Houston, Texas, Oito dos quinze SEUS
Trabalhadores ERAM mulheres.30
Outras Mulheres Que participaram do Colégio Bíblico Betel, convidadas
tambem, OU FORAM enviadas parágrafo Missões UO uma POR Igrejas Parham,
parágrafo ajudar a fortalecer OS avivamentos locais36 de Além Disso, dos doze
anciãos Opaco Parham inicialmente apontou par ir a rua Azusa, Mulheres ERAM
SEIS. 37 Enquanto William J. Seymour E normalmente considerado Como o Líder
fazer Avivamento da Rua Azusa, um Nummer Significativo de Mulheres also
contribuíu parágrafo o Avivamento, dependendo de Contas cais Quais d'Orsay .
São consideradas de Primeira mao, um DAS Liderança Mulheres não Avivamento OU E negligenciada UO enfatizada . Mais Relatos Históricos FORAM disponibilizados EAo Homens, e Autores Estes tendem a representar William J. Seymour Como o diretor Líder, com OUTROS Homens Como Charles Fox Parham e Edward Lee los Importantes Papéis de Apoio. No entanto, Mulheres Como Julia Hutchins, Lucy Farrow e Neely Terry, FORAM IMPORTANTES EM suass Próprias atribuições, muitas Vezes FORAM desenfatizadas. Por Lado Outro, o relato da Mãe Emma Cotton, pastora de UMA grande Igreja de Deus los Cristo, Congregação los Los Angeles, inverteu a importancia relativa dos Homens com Mulheres como. Independentemente de Quem Teve uma Participação Maior na Liderança fazer Avivamento, parece geralmente Seguro parágrafo concluir Opaco uma Liderança mundial não Avivamento da Rua Azusa FOI Partilhada Entre Homens e mulheres.38 é Preciso also ter los Mente Que uma Idéia de Liderança Humana nenhum Sistema de Crença pentecostal e uM Pouco equivocada, Os Participantes consideraram o Espírito Santo o verdadeiro Líder, e apenas um si mesmos Como OS Vasos Por onde elementos trabalha.39
São consideradas de Primeira mao, um DAS Liderança Mulheres não Avivamento OU E negligenciada UO enfatizada . Mais Relatos Históricos FORAM disponibilizados EAo Homens, e Autores Estes tendem a representar William J. Seymour Como o diretor Líder, com OUTROS Homens Como Charles Fox Parham e Edward Lee los Importantes Papéis de Apoio. No entanto, Mulheres Como Julia Hutchins, Lucy Farrow e Neely Terry, FORAM IMPORTANTES EM suass Próprias atribuições, muitas Vezes FORAM desenfatizadas. Por Lado Outro, o relato da Mãe Emma Cotton, pastora de UMA grande Igreja de Deus los Cristo, Congregação los Los Angeles, inverteu a importancia relativa dos Homens com Mulheres como. Independentemente de Quem Teve uma Participação Maior na Liderança fazer Avivamento, parece geralmente Seguro parágrafo concluir Opaco uma Liderança mundial não Avivamento da Rua Azusa FOI Partilhada Entre Homens e mulheres.38 é Preciso also ter los Mente Que uma Idéia de Liderança Humana nenhum Sistema de Crença pentecostal e uM Pouco equivocada, Os Participantes consideraram o Espírito Santo o verdadeiro Líder, e apenas um si mesmos Como OS Vasos Por onde elementos trabalha.39
Mulheres, de Conduta, also Sairam fazer Avivamento da Rua Azusa.
Florença Crawford FOI UMA proeminente convertida da rua Azusa. Enquanto na
Missão Azusa, era ELA Ativa não Jornal da Uma Fé Apostólica e se tornou UMA das
Primeiras da rua Azusa a evangelizar, principalmente atraves do Meio-Oeste dos
ESTADOS UNIDOS. Mais Tarde, ELA SE Mudou parágrafo Portland, Onde ELA
estabeleceu uma Missão de Fé Apostólica e ministrou. Clara Lum also was UMA
figurativa Importante da Rua Azusa. Aqui, ELA co-editou A Fé Apostólica com
Seymour. Ophelia Wiley also trabalhou parágrafo A Fé Apostólica Escrevendo
Artigos. Ela pregou na Rua Azusa e evangelizou TODO o noroeste dos ESTADOS
UNIDOS. Jennie Moore era UMA Líder Ativa fazer Avivamento da Rua Azusa Que se
casou com Seymour e ajudou a Liderar uma Congregação. Ativas Abundio e Rosa
Lopez estavam na rua Azusa e Mais Tarde levaram o Culto NAS Ruas das Seções
Hispânica de Los Angeles.
Otras evangelistas e Missionárias da rua Azusa incluem Ivey Campbell
Opaco pregou AO Longo de Ohio e Pensilvânia, Louisa Condit FOI parágrafo
Oakland, Califórnia, E los SEGUIDA los Jerusalém; Lucy Leatherman evangelizado
los Israel, Egito, Chile e Argentina; Julia Hutchins evangelizou na Libéria; E
G.W. Missionárias ERAM Daisy e Batman nd Libéria. Globalmente, CERCA da Metade
DOS Missionários, evangelistas e Viajantes não ERAM exterior mulheres.
Mudanças no Papéis das Mulheres
Apesar da Liderança das Mulheres no Início do Movimento, muitos tinham
Dúvidas sobre OS Papéis de Mulheres realizada Neste momento, e ASSIM hesitaram
los SUA Luta par avaliar o Proprio Papel ea POSIÇÃO das Mulheres Dentro das
Igrejas pentecostais. Em Mulheres não pentecostalismo, Diz Edith Blumhofer da
Participação das Mulheres ". O pastorado, Nao o púlpito, FOI
historicamente Sido o Maior obstáculo parágrafo como Mulheres pentecostais Pede
o reconhecimento do Ministério completo"
A Liberdade Opaco como Mulheres tiveram nenhum Início domovimento EAo
pentecostais cargas de Liderança Mais autoritários UO posições de lideranças
oficial diminuiu POR UM numero de Razões.
Durante o inicio do Movimento, a Ideologia restauracionista estimulou OS pentecostais a Restaurar o Cristianismo uma Definição UMA fazer Novo Testamento, sugeriu-se Ambos Papéis liberado e Restrito parágrafo como mulheres.43 Enquanto o restauracionismo enfatizou O Papel do Espírito Santo ea igualitária Profecia de Joel , enguias also tiveram de considerar OS Escritos fazer Apóstolo Paulo não Novo Testamento. Ao ISSO Fazer, o restauracionismo also destacou o Carácter aparentemente Contraditório da Teologia a Respeito dos Papéis das Mulheres. Por hum Lado, como INSTRUÇÕES de Paulo sobre a Propriedade de Culto los 1 Coríntios 11 parecia admitir a Existência de Mulheres profetizando e Orando na Igreja. No entanto, EM OUTRAS passagens, OU SEJA, 1 Timóteo 2:12, elemento alertou Opaco "eu Localidade: Não permito Opaco A Mulher ensine UO tenha Autoridade sobre hum Homem, ELA DEVE Ficar los Silêncio". (NVI) 44 45
Durante o inicio do Movimento, a Ideologia restauracionista estimulou OS pentecostais a Restaurar o Cristianismo uma Definição UMA fazer Novo Testamento, sugeriu-se Ambos Papéis liberado e Restrito parágrafo como mulheres.43 Enquanto o restauracionismo enfatizou O Papel do Espírito Santo ea igualitária Profecia de Joel , enguias also tiveram de considerar OS Escritos fazer Apóstolo Paulo não Novo Testamento. Ao ISSO Fazer, o restauracionismo also destacou o Carácter aparentemente Contraditório da Teologia a Respeito dos Papéis das Mulheres. Por hum Lado, como INSTRUÇÕES de Paulo sobre a Propriedade de Culto los 1 Coríntios 11 parecia admitir a Existência de Mulheres profetizando e Orando na Igreja. No entanto, EM OUTRAS passagens, OU SEJA, 1 Timóteo 2:12, elemento alertou Opaco "eu Localidade: Não permito Opaco A Mulher ensine UO tenha Autoridade sobre hum Homem, ELA DEVE Ficar los Silêncio". (NVI) 44 45
ASSIM, enquanto o imediatismo E fervor da atmosfera fazem Início fazer
Avivamento FORAM cedendo, como questões de Autoridade e Organização de Igrejas
surgiram. O institucionalismo se enraizou. QUANDO ficou Claro Que Ambos OS
Homens e Mulheres como falavam los linguas, muitos começaram a ver ISSO Como
hum hum Presente de Não-intelectual, sustentando Opaco atos Mais
intelectuais, Como uma Pregação, DEVE Ser realizada apenas POR Mulheres em
CONDIÇÔES Controladas Pelos Líderes fazer sexo masculino. O fazer a retroceder
Início do Movimento pentecostal permitiu UMA Abordagem Mais Socialmente
Conservadora como Mulheres em acomodação, e hum Como Resultado da Participação
feminina
FOI UMA Dirigida a Maior solidária e Papéis tradicionalmente aceitos. O
institucionalismo Trouxe uma segregação de Gênero e como Assembleias de Deus,
juntamente com OUTROS Grupos pentecostais, criaram Organizações de Mulheres
auxiliares. Nessa Época, como Mulheres si tornaram Muito Mais provavelmente
Missionárias EM UO Evangelistas Que da pastores, QUANDO ELAS ERAM pastores,
muitas Vezes ERAM co-pastores com SEUS Maridos.
ISSO also se tornou um sistema operacional norma parágrafo Homens parágrafo Manter Todas como posições OFICIAIS: Os Membros do Conselho, Os Presidentes da Faculdade, e Administradores Nacionais. Enquanto o Início do Movimento evitou o denominacionalismo POR Causa da espiritualidade morta VISTAS EM To Us Link Segmentos Protestantes, posteriormente como Igrejas pentecostais começaram a se espelhar na Tradição Comum da Comunidade evangélica. ASSIM, uma forma Mais Democrática de se abordar OUTRAS Coisas, SEJA Homem Mulher ou, Leigo Líder, Como "Irmão" ou de "Irmã", DEU Lugar Mais uma Títulos Regulares Como o "reverendo" . Hoje, porem, alguns Grupos continuam a ordenar Mulheres.
ISSO also se tornou um sistema operacional norma parágrafo Homens parágrafo Manter Todas como posições OFICIAIS: Os Membros do Conselho, Os Presidentes da Faculdade, e Administradores Nacionais. Enquanto o Início do Movimento evitou o denominacionalismo POR Causa da espiritualidade morta VISTAS EM To Us Link Segmentos Protestantes, posteriormente como Igrejas pentecostais começaram a se espelhar na Tradição Comum da Comunidade evangélica. ASSIM, uma forma Mais Democrática de se abordar OUTRAS Coisas, SEJA Homem Mulher ou, Leigo Líder, Como "Irmão" ou de "Irmã", DEU Lugar Mais uma Títulos Regulares Como o "reverendo" . Hoje, porem, alguns Grupos continuam a ordenar Mulheres.
A Cultura also contribuiu par a limitação do Papel das Mulheres NAS
Igrejas pentecostais. A Visão das Mulheres Como OS Guardiões Morais da
Sociedade Sociedade começou a desvanecer si-Como flappers sociais nd Década de
1920 Veio de para uma cena, provocando suspeitas sobre um DAS morais Mulheres.
DESDE QUANDO OS pentecostais quiseram distanciar-se Tanto Quanto Possível da
Modernidade, uma "nova Mulher" Imagem Terrível era UMA. ASSIM, OS
pentecostais, se agarrarem na Visão Mais tradicional da Mulher sem lar e na
sociedade.
Movimento da Chuva serodia
O Movimento da Chuva Tardia começou fóruns de UMA Escola Bíblica
Independente los Saskatchewan, Canadá, E se espalhou Entre OS muitos Grupos
pentecostais los 1940. Os SEUS Líderes ensinavam "um congregacionalismo
extremado", Onde uma POR Autoridade era locais exercida hum RESTAURADO
Ministério quíntuplo, liderada POR apóstolos Opaco atraves da imposição de Mãos
poderiam Concedente dons espirituais.50 Muitos Grupos pentecostais
Tradicionais, Como como Assembleias de Deus ea Comunhão pentecostal da América
do Norte, FORAM Críticos Desse Movimento e condenaram muitas de SUAS Práticas
como SEM Base Bíblica. Uma das Razões Para O Conflito Entre como Denominações
Tradicionais e da "Nova Ordem", Como o Movimento also was Chamado,
was a Tendência dos Líderes da Chuva Tardia rotularem Grupos existentes Como "apostatas"
e "a Antiga Igreja apóstata da Inglaterra" .50 O Movimento da Chuva
Tardia was a Controvérsia Mais Importante a afetar o pentecostalismo from II
Guerra Mundial.
Movimento Carismático
Nenhum dos finais Anos 1960 e Início dos Anos 1970, Os cristãos das Igrejas
Tradicionais Nos ESTADOS UNIDOS, Europa, e OUTRAS contraditório do Mundo
começaram a Aceitar uma Idéia pentecostal Que o Batismo não Espírito Santo ESTA
DISPONÍVEL AOS cristãos de Hoje, AINDA MESMO SE Localidade: Não To Us Link
aceitassem principios fazer pentecostalismo formal. O O Movimento Carismático
começou a Crescer NAS principais Denominações. Emergiram carismáticos
episcopais, luteranos, católicos, metodistas, Batistas e ESSE PERÍODO Durante
de tempo, Carismático was Utilizado parágrafo se referir a Movimentos
semelhantes Opaco existiam Dentro das Denominações. Pentecostais, Por Outro
Lado, usaram o Termo de para se referir àqueles Que faziam Parte das Igrejas e
Denominações Opaco cresceram a Partir fazer Início fazer Avivamento da Rua
Azusa. Ao Contrário dos pentecostais Clássicos, Que formaram estritamente
congregações UO Denominações pentecostais, carismáticos adotaram Como Seu lema,
"Floresce Onde Deus plantou Voce."
NAS ULTIMAS Décadas, muitas Igrejas carismáticas Independentes e
Ministérios formaram se desenvolveram SUAS Próprias Denominações, Igrejas
e Associações, Como o Movimento da Vinha. Na Década de 1960 e AINDA Hoje,
muitas Igrejas pentecostais AINDA São rigorosas com OS Códigos de vestimenta e
proíbem determinadas Formas de Entretenimento, criando UMA Distinção cultural
empreendedorismo OS carismáticos e pentecostais. A Há UMA grande sobreposição
Entre o ágora E os Movimentos carismáticos pentecostais, apesar de alguns
pentecostais AINDA manterem hum Entendimento estrito de "Princípio de
Santidade de vida".
Movimento Neocarismático ou neopentecostal
Coleção Ampla de Grupos carismáticos Independentes e
Pós-denominacionais. E o Movimento Mais RECENTE fazer Cristianismo Carismático,
e also Os Mais numeroso.51
ESSE Movimento integra o Opaco E Chamado de "Terceira Onda do
Espírito Santo", um Termo cunhado POR C. Peter Wagner. Wagner descreveu o
pentecostalismo Como a "Primeira Onda", EO Movimento Carismático Como
uma "onda Segunda". Os Editores da obra O Dicionário Internacional de
New Pentecostal e movimentos carismáticos "ampliado e remarcado", o
Termo "Terceira onda" para "neo-Carismático" .52 "onda
Terceira" TEM Mais um Foco Ocidental.
Grupos Independentes
Pastores pentecostais Orando sobre a Bandeira da Colômbia
Muitos Pequenos Grupos Independentes Localidade: Não Conectados com
Igrejas pentecostais como Clássicas se desenvolveram. Muitas Vezes hum tendão
Líder Carismático, sos Grupos estao constantemente emergindo e Formando Novos
Grupos Dentro do Movimento. Alguns Desses Movimentos Independentes PODEM also
serviços considerados Como "carismáticos" ao inves de pentecostais,
enguias incluem OS seguidores de Charles Simpson do Movimento da Igreja
Aliança, Os seguidores de Kenneth Hagin e Kenneth Copeland não Movimento Palavra
de Fé, E os seguidores de Earl Paulk da Teologia fazer reino agora.53 Alguns
Desses Grupos temperatura obtido Sucesso na utilização da Mídia de massa,
especialmente Televisão e rádio, parágrafo difundir a SUA MENSAGEM. ESSES Novos
Movimentos estao muitas Vezes los desacordo com OS pentecostais Clássicos sobre
Diferentes doutrinas e Práticas. Muitos Líderes pentecostais procuram se
distanciar Deles e also como SUAS Organizações deusas Movimentos Mais récentes.
Crença
Visão Geral
Pentecostais enfatizam o ensino fazer "Evangelho Pleno" ou
"quadrangular Evangelho". O Termo "quadrangular" REFERÊ-se
As Quatro crenças de Fundamentos fazer pentecostalismo: Jesus salva, Conforme
João 3:16; batiza com o Espírito Santo, Conforme Atos 2:04; O Corpo cura,
Conforme Tiago 5:15; e ESTA VINDO Novamente aqueles parágrafos Que da FORAM
salvos, conforme do I Tessalonicenses 4:16-17.54 ELES São evangelicais na
Medida los Opaco enfatizam a confiabilidade da biblia ea necessidade de
Transformação de Vida fazer individuo POR Meio da Fé los Jesus.55
Pentecostais, ASSIM Como OUTROS evangelicais, geralmente Aderem a
doutrina da Divina Inspiração e inerrância Bíblica, alguns AINDA subscrevem à
doutrina da infalibilidade bíblica.56 Essa Crença E Expressa NAS declarações
doutrinárias de DIVERSAS Organizações pentecostais, Como a Declaração de
Verdades de Fundamentos das Assembléias de Deus , um los Cristo Afirmação de Fé
da Igreja de Deus, ea Declaração de Fé da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Entretanto, pentecostais diferem de evangelicais OUTROS POR rejeitarem o
cessacionismo.57 Pentecostais acreditam Que da dons espirituais OS, ASSIM Como
o FALAR los linguas e Profecia, Nao cessaram apos o fechamento do cânone
Bíblico e AINDA estao available parágrafo OS cristãos Modernos.
Para evitar Confusão when se estuda como crenças pentecostais, Os
teólogos Duffield e Van Cleave identificam Três distintos da Palavra
"Batismo" Pelos pentecostais AO analisar o Novo Testamento58:
Batismo parágrafo Dentro do Corpo de Cristo: REFERÊ-se à Salvação. Todo
crente los Cristo E Feito Parte de Seu Corpo, a Igreja, atraves fazer Batismo.
O Espírito Santo E o Agente, EO Corpo de Cristo E o meio.58
Batismo los Água: Simboliza o Morrer para o Mundo EO Viver los Cristo, o
Batismo NAS Águas e hum Símbolo Externo fazer Opaco JÁ FOI Realizado Pelo
Espírito Santo, um sabre, o Batismo parágrafo Dentro do Corpo de Cristo.59
Batismo com o Espírito Santo: This E UMA Experiência de Capacitação
Distinta fazer Batismo parágrafo Dentro do Corpo de Cristo. Neste Batismo,
Cristo è o Agente EO Espírito Santo E o meio.
Salvação Uma Congregação pentecostal no Brasil.
Artigo: Soteriologia
A Crença central, que pentecostalismo E Opaco atraves da morte,
sepultamento e Ressurreição de Jesus Cristo, Os Pecados PODEM serviços
perdoados ea Humanidade reconciliada com Deus.60 Este E o Evangelho UO
"noticia boa". Uma exigência fundamental o pentecostalismo E Opaco
como PESSOAS Sejam nascidas de novo.61 O novo Nascimento e Recebido Pela Graça
de Deus Mediante a Fé ea los Cristo SUA aceitação Como Senhor e Salvador
pessoal.62 No Nascer de novo, o crente E regenerado, justificado , adotado na
Família de Deus, e santificado.63 a soteriologia pentecostal e geralmente Mais
arminiana Opaco calvinista.64 a Segurança fazer crente e uMA doutrina realizada
Dentro fazer pentecostalismo, não entanto, Fe e Arrependimento São necessários
par a Salvação e continuam a serviços necessários Para uma Continuação Dessa
salvação.65 Pentecostais acreditam los hum hum Céu e inferno literais, O
Primeiro parágrafo aqueles Que aceitaram o dom divino da Salvação, EO Segundo
parágrafo aqueles Que o TEM rejeitado.66
Tambem, a maioria Localidade: Não ACREDITA Que o Batismo não Espírito UO
FALAR los languages SEJA necessario um parágrafo Salvação; contudo, Os
crentes São incentivados a Procurar essas experiências.
Batismo não Espírito
A Crença e Prática pentecostal centralização se sobre SUA compreensão de
plenitude do Batismo não Espírito Santo. A maioria dos pentecostais creem Que
No Momento fazer novo nascimento (Regeneração), o novo crente TEM uma Presença
do Espírito Santo (Habitação) .68 Enquanto o Espírito "habita" em
CADA Cristão, pentecostais creem Que Cristo deseja "encher" o crente
com o Espírito Santo. Pentecostais Pará sistema operacional, este
"Enchimento" UO Batismo com o Espírito Santo E UMA Experiência
definitiva Que Acontece DEPOIS da Salvação e Capacita aqueles that were cheios
com o Poder à SERVIR e testemunhar, dons OS e experimentar espirituais
descritos nd Bíblia.70 A POSIÇÃO defendida Pela maioria dos Grupos pentecostais
sobre OS cristãos Opaco Localidade: Não tiveram uma Experiência de Ser batizado
não Espírito Santo PODE serviços resumido Nesta declaração da Assembleia de
Deus dos EUA:
o a Espírito ESTA Operando cristãos em Todos, batizados Sejam nenhuma
Espírito OU NAO. Deus PODE USAR algo e Localidade: Não USAR OS cristãos Opaco,
Razão POR A OU outra, Nao receberam uma EXPERIÊNCIA DO Batismo. Nunca devemos
desvalorizar Este Ministério. AINDA ASSIM, reconhecemos o Batismo não Espírito
Santo Fara da Vida e fazer Ministério AINDA Mais eficaz.71
Tradicionalmente, Os pentecostais ensinam Opaco uma "Física inicial
Evidência" não há Batismo do Espírito Santo E o FALAR los languages.
Embora Falar los languages SEJA UM Sinal Imediato e Óbvio de QUEM FOI Cheio
do Espírito Santo, ESTA Localidade: Não ê uma Única Evidência. Grupos
pentecostais Opaco Aderem à doutrina da Evidência inicial Creem Opaco FALAR los
LINGUAS "E POR Todas seguido como Evidências da Semelhança de Cristo Que
Marca UMA Vida coerente Cheia do Espírito Santo" .72
Apesar que Falar los languages freqüentemente receber forte ênfase
Entre OS pentecostais, um To Us Link maioria also reconhece dons sobrenaturais
Opaco PODEM serviços recebidos a Partir do Espírito Santo. A maioria DOS
pentecostais reconhecem Que da ELm TODOS OS cristãos, necessariamente, recebem
TODOS ESSES dons. Uma Lista de E freqüentemente CITADA los 1 Coríntios 12:8-11
Que da OS inclui seguintes dons: Palavra de Sabedoria (capacity de fornecer
Orientação sobrenatural los decisões), Palavra de Conhecimento (Transmissão de
Informações fatuais do Espírito), Fe, Cura, Operação de Milagres, Profecia
(pronunciamento de UMA MENSAGEM de Deus, Nao necessariamente envolvendo o
Conhecimento do Futuro), discernimento de espíritos (capacity de DiZer se OS
maus espíritos estao los serviço), languages, e Interpretação de línguas.
Dons Espirituais
Continuacionistas Pentecostais de São Paulo, ISSO significa Que da ELES
acreditam Que da TODOS OS dons espirituais, miraculosos OS incluíndo OU
"dons", Encontrados 1 Coríntios 12:4-11 los, 12:27-31, Romanos
12:3-8, e Efésios 4: 7-16 continuam a operar Dentro da Igreja no Tempo
presente.73 Pentecostais dons colocam ósmio do Espírito los Contexto com o
Fruto do Espírito Santo.74 O Fruto do Espírito e o Resultado do novo nascimento
e fazer Contínuo Permanecer los Cristo. E Pelo Fruto exibido Opaco o carater
Espiritual E Julgado. Dons espirituais de Os São recebidos Como Resultado fazer
Batismo com o Espírito Santo. Dons de Os Dados São livremente Pelo Espírito
Santo, Nao PODEM SER merecidos ganhos , enguias Localidade: Não São hum
Critério adequado par a avaliar a Vida UO Maturidade Espiritual de alguém.
Pentecostais ver no Escritos Bíblicos de Paulo UMA ênfase los Tanto ter carater
Quanto Poder, exercendo OS veste los de amor.
ASSIM Como Fruto desen serviços evidenciados na Vida de Cada Cristão, Os
pentecostais acreditam Opaco parágrafo CADA crente Cheio do Espírito FOI dado
alguma capacity parágrafo um Manifestação fazer Espírito.76 E Importante Notar
Que o Exercício de hum dom E UMA Manifestação do Espírito, Nao da Pessoa dotada
e, apesar DOS dons operarem atraves de PESSOAS, ELES São principalmente dons
Dados à igreja.75 ELES São valiosos apenas when ministram ganho Espiritual e
Edificação de para o Corpo de Cristo. Escritores pentecostais apontam Opaco como
listas de dons espirituais sem Novo Testamento parecem Localidade: Não Ser
exaustivas. ACREDITA-SE Que HÁ Tantos dons Como existem Ministérios Úteis e
funções na igreja.76 Um dom Espiritual E muitas Vezes exercido los Parceria com
Outro dom. Por Exemplo, EM UM Culto n'uma Igreja pentecostal, o dom de Línguas
PODE serviços exercido seguido Pela Operação fazer dom de Interpretação.
According to OS pentecostais, TODAS como manifestações do Espírito devem
servi Julgados Pela Igreja. Isto É Possível E, EM PARTE, Pelo dom de
discernimento de espíritos, Que E um capacity de discernir se uma Fonte de UMA
Manifestação Espiritual E o Espírito Santo, um Espírito maligno, UO o
Espírito humano.
Profecia
Pentecostais normalmente concordam com o Princípio protestante fazer
Sola Scriptura. A biblia E um "FIXA, Completa, e UMA Revelação
Objetiva" "Única Regra fazer Suficiente de Fé e Prática", ELA E
.78 Paralelamente this grande Respeito Pela Autoridade das Escrituras ESTA uma
Crença de Que o dom de Profecia continua a serviços dado EAo crentes EM Tempos
Pós-Bíblicos. A Profecia Localidade: Não E compreendida Pelos pentecostais Como
um capacity de pregar, embora a Profecia ea Pregação possam Sobrepor-se como
Vezes. Pentecostais definem Profecia Como Uma "Manifestação espontanea da
Graça de Deus, recebida POR Revelação, (AS Vezes Como UMA Visão, EM To Us Link
Momentos Como Sentimentos Pensamentos UO) e Falada Pelo Espírito atraves de hum
Cristão, na Língua dos Destinados a Ouvir a Palavra Profética . Sé Vinda Como
Palavra Falada los uMA situacao Específica ".79 Como dons OS Todos, uma
Profecia e dada a Comunidade Cristã de para encorajar e fortalecer um fe. A
Profecia de sempre ESTA subserviente e soluçar uma Autoridade das Escrituras.
FALAR EM LINGUAS
Falar los LÍNGUAS E UMA distintiva Prática pentecostal. Um crente
pentecostal los UMA Experiência Espiritual PODE vocalizar fluentemente
expressões ininteligíveis (glossolalia), UO articular UMA Linguagem
alegadamente naturais ATÉ entao Desconhecida parágrafo elemento (xenoglossia).
Dentro pentecostalismo, geralmente HÁ UMA Distinção Entre Dois TIPOS de
Línguas. Primeiro, muitos veem a Como, a Evidência inicial do Batismo não
Espírito Santo, QUANDO FALA EM UM crente LINGUAS Pela Primeira vez.81 A maioria
Das Denominações pentecostais a consideram Como O Sinal de Que da S crentes
ESTA Cheio do Espírito Santo.67 Segundo, pentecostais frequentemente referem-se
a hum dom de línguas.81 Isto É, QUANDO uMA Pessoa e movida POR FALAR Deus
parágrafo los LINGUAS "conforme o Espírito Santo lhes concedia" (At
2:4). Este dom de Línguas PODE serviços exercido em Qualquer Lugar, mas muitas
Denominações insistem Opaco Só desen serviços exercido QUANDO UMA Pessoa Que
TEM o dom de Interpretação de Línguas ESTA Presente, MESMO SEJA Que outra
Pessoa, OU MESMO o Opaco da Uma Lingua. O intérprete desen translate como
Língua Estranha na Língua Nativa dos cristãos, parágrafo Que Todos possam
trocadilho uma MENSAGEM. Estes regulamentos de Ordem da Igreja São Tomadas de
(1Co 14.13) e (1 Coríntios 14,27-28).
Muitos pentecostais, principalmente apos o Crescimento ea Influência do
Movimento Carismático, acreditam Que o dom de Línguas E Diferente de Línguas
Como UMA lingua de Oração OU FALAR los languages (UMA Língua Desconhecida).
According to Este Ponto de vista, FALAR los LÍNGUAS E UMA declaração concedida
POR Deus de para uma Oração, EO dom de Línguas E hum raro Milagre los Opaco
Deus permite Que hum Cristão fale UMA los Língua Estrangeira Opaco Localidade:
Não tenha Previamente estudado um Fim de proclamar O EVANGELHO. OUTROS
pentecostais acreditam Que ELAS São Tudo um MESMA Coisa, EM Que o dom de
Línguas SEJA FALAR LÍNGUAS Desconhecidas (incluíndo um dos anjos) Localidade:
Não com a Finalidade de si COMUNICAR COM OUTROS OS, mas n "A Comunicação
Entre o Espírito e Deus". QUANDO ESSE Utilizado Caminho, FALAR los
LÍNGUAS E muitas Vezes referido Como Uma "lingua de Oração". Alguns
Grupos de pentecostais enfatizam a Idéia de FALAR los languages somente when
o Espírito Santo VEM sobre hum individuo, e Localidade: Não Creem Opaco alguem
PODE FALAR legitimamente los LINGUAS na Vontade.
No Início do Século 20, a maioria dos Missionários pentecostais,
juntamente com proeminentes Líderes pentecostais, sustentaram Opaco o FALAR los
LINGUAS Era Uma forma de xenoglossia los Opaco o Espírito Santo lhes permite
FALAR los OUTRAS LÍNGUAS. Continuas Investigações repetidamente concluíem Opaco
o FALAR los LINGUAS Era Uma forma de dicção Que faltava Toda a Estrutura
sintática, e Quase de sempre consistia de Sílabas tiradas da Língua materna não
Orador, teólogos pentecostais redefiniu SUAS crenças.83 A maioria prega ágora
Opaco FALAR los LÍNGUAS E UMA lingua de Oração Pessoal, OU glossolalia, com
excepções como Acima referidas, Nao xenoglossia.
Cura
Membros da Igreja Pentecostal de Deus oraram POR UMA Menina los 1,946
los Lejunior, Kentucky
Orar Pelos Doentes E UMA Importante Prática los muitas Igrejas
pentecostais. Como Práticas variam, mas geralmente ESTA Oração inclui o pastor
ungir o Doente com azeite ea Ajuda dos anciãos da Igreja, juntamente com OS
Colaboradores pastorais, ea imposição de Mãos sobre o requerente da oração.84
Baseado no relato de Atos 19:11-12 , alguns pentecostais ungem e oram sobre
"panos de Oração", Opaco PODEM serviços colocados Perto de UMA Parte
do Corpo doente.
OUTRAS Praticas distintas
De Além dos dons espirituais, alguns pentecostais creem los OUTRAS
manifestações (respostas Físicas) da Presença do Espírito Santo. Dois dos
Exemplos Mais conhecidos o São Dançar não Espírito e, o Opaco E descrito como,
86 UMA forma de prostração conhecida Como "CAIR não Espírito" .87
Embora Fenômenos Como Estes estejam presentes não pentecostalismo from o Seu
Inicio, NEM de Todos os pentecostais concordam com a legitimidade Bíblica e
adequação de algumas UO de Todas como Formas de manifestações Físicas. A
frequencia ea importancia de SUA Ocorrência los hum Culto pentecostal variar
Pode, de serviços Comum los UMA Igreja local, uma outra los serviços
inexistente. Matando e Dançar sem Duas Espírito São Práticas originadas não
Clássico pentecostalismo, mas ágora São Mais Comuns Entre OS neo-pentecostais e
carismáticos OS Grupos.
Ordenanças e Práticas
Como los OUTRAS Igrejas Cristas, Os pentecostais acreditam Opaco certos
rituais UO cerimónias FORAM instituídos Como hum Padrão e Ordenação POR Jesus
nenhum Novo Testamento. Alguns pentecostais preferem Chamar estás cerimónias de
ordenanças, AO INVES de sacramentos. Muitos cristãos Chamam ISSO de
sacramentos, não entanto, Este Termo Localidade: Não Utilizado E POR alguns
pentecostais Opaco Localidade: Não veem como ordenanças Como Meios de graça.85
Como alternativa o Termo ordenança sacerdotal E Utilizado par designar uma
Crença Distinta de Opaco uma Graça E recebida diretamente de Deus o parágrafo congregante
com o oficiante Servindo apenas Como hum canal.
A ordenança fazer Batismo E o Símbolo exterior de UMA Conversão
interior, Que JÁ Teve se realizou. Portanto, a maioria dos Grupos pentecostais
pratica o Batismo de crentes POR Imersão. Como visões pentecostais sobre o
Batismo São divididas los Dois campos principais: a Corrente trinitária EO
"Nome de Jesus" ou "Só Jesus". A Corrente trinitária Ensina
Opaco uma Formulação Exata da Fórmula batismal E irrelevante, JA Opaco E a
Autoridade de Deus ea obediencia fazer destinatario Opaco forma OS Fatores
Críticos. A doutrina do "Nome de Jesus" declaração Que o batisador
DEVE USAR UMA Fórmula Diz Que: "Em Nome do Senhor Jesus Cristo", EM
Vez da tradicional Fórmula trinitária Comum uma Praticamente Todas como OUTRAS
Igrejas Cristas. Este Ponto de vista surgiu da UO "Nova Emanação"
"Nova Revelação" Que Frank Ewart, um Pregador batista Australiano,
alegou ter Recebido Como UMA Profecia divina, EM 1913,90 e e largamente
realizada Hoje Pelos pentecostais unitarios.
A ordenança da Comunhão e Vista Como UMA Ordem Direta dada POR Jesus na
Última Ceia, um Ser Feito los SUA Memória. Algumas Igrejas pentecostais Usam
suco de uva, EM Vez de vinho.91 92
Alguns Lava-PSE also E Tido Como UMA ordenança POR pentecostais, especialmente
a Igreja Internacional Pentecostal unida (IIPU) ea Igreja de Deus los Cristo
(IDC) 0,93 94 E UMA considerado "ordenança de humildade", o Porque
Jesus mostrou humildade AO Lavar OS PÉS dos Discípulos los Denominações João
13,14-17,85 OUTRAS, Tais como como Assembleias de Deus ea Igreja do Evangelho
Quadrangular (IEQ), nao tem ISSO como UMA ordenança, mas deixam ISSO à
Consciência individual.
Santidade e Vida Superior Pentecostal
A Teologia pentecostal FOI POR moldada Movimentos Que cresceram a Partir
da: Santidade-Wesleyana e Vida Superior. Os Participantes deusas Movimentos
acreditavam Opaco, APOS UMA Experiência de Conversão (a "Primeira
benção") haveria UMA Experiência de "Crise de santificação" UO
uma "Segunda benção" .97 Pregadores wesleyanos de Santidade ensinavam
Opaco ESSA Experiência eliminaria imediatamente o Pecado na Vida Crista,
resultando na "Perfeição de Pureza." Cristãos de Vida Superior
compartilhavam Dessa Crença los Bênção UMA Segunda, mas entendiam de Modo
Diferente. ELES Localidade: Não um Viam, ESSA Experiência, Como uma eliminação
total de do Pecado, mas de Como Uma "Consagração plena Opaco lhes
empoderava AO evangelismo." Primeiros de Os pentecostais, portanto,
entendiam o Batismo não Espírito Santo Como ESSA "Segunda benção" e FALAR
los languages Como SUA Evidência física.97 A Orientação de
Santidade-Wesleyana era uma POSIÇÃO universais nsa Primeiros Dias do
pentecostalismo defendendo hum triplo Processo de Conversão, a santificação
progressiva e Batismo não Espírito Santo
Obra Consumada
Na Primeira Década do Século XX, surgiu uma Controvérsia sobre UMA nova
doutrina, Obra Consumada, Que difere da Santidade-Wesleyana e da Vida Superior
pentecostal. A doutrina da Obra Plena professa UMA Dupla Experiência de
Conversão e de Batismo não Espírito, JA Opaco uma santificação e Vista Como
Progressista e Localidade: Não Como Instantânea. Este Argumento produziu hum
profundo cisma e FOI Visto Como falacioso e contencioso POR pentecostais
Ortodoxos, OS cais Quais d'Orsay assumiram o Batismo não Espírito Como uma
prova da Segunda obra.
Denominações e ligações
Hillsong Church, UMA Megaigreja los pentecostal Sydney, Austrália.
Com hum Nummer Estimado de 115 Milhões de seguidores No Mundo EM 2000, o
pentecostalismo E classificado Como uma "Terceira Força do
Cristianismo", Sendo como Duas Primeiras O Catolicismo EO
protestantismo.99 Pentecostais e Igrejas carismáticas Tem crescido rápidamente
muitas EM contraditório do Mundo. 100 101 A grande maioria dos pentecostais
estao los paises los Desenvolvimento embora muitas das SUAS lideranças
Internacionais estejam na América do Norte. O Movimento desfruta Hoje de UMA
grande onda não hemisferio sul, Que inclui África, América latina, e Muito da
Ásia.102 103 Uma das Razões parágrafo Este Crescimento E o Apelo fazer
pentecostalismo AOS pobres.104 Conforme o Relatório das Nações Unidas, o
Movimento E "o Mais Bem sucedido los Recrutar Membros da classe
pobre." 105
Em 1998, existiam 11.000 Denominações pentecostais UO carismáticas
Diferentes Pelo Mundo. A Mais Ampla Denominação pentecostal No Mundo, como
Assembleias de Deus TEM Approximate 63 milhoes de seguidores Pelô mundo.106 107
Ela TEM UMA Presença muitos significativa EM countries, incluíndo Cuba, Egito,
Índia, Indonésia e Nigéria.108 A Igreja de Deus (Cleveland TEM uMA) membresia
de maïs de 6 Milhões, 109 a Igreja de Deus los Cristo TEM uMA membresia de 5,5
Milhões, 2 A Igreja do Evangelho Quadrangular TEM 5 Milhões de Membros, a
temperatura uMA Igreja Internacional Pentecostal Unida membresia de maïs de 4
milhoes, 110 ea Igreja Internacional Pentecostal de Santidade ma Mais de 3
Milhões de membros.111
A Maior Igreja pentecostal não Mundo E a Igreja do Evangelho Pleno de
Yodo na Coreia do Sul. Fundada POR David Yonggi Cho los 1958, ELA possui
780.000 Membros los 2.003,112 Um Enorme Igreja australiana, Hillsong, TEM UMA
membresia de 19,000 e SUAS Canções São cantadas NAS Igrejas Pelo Mundo a Fora.
Pentecostalismo
Brasileiro
O Movimento PODE pentecostal serviços
dividido los Três Ondas delineadas POR SUAS Características Sócio-Religiosas e
Contexto cronológico. De Além das Grandes Denominações pentecostais, existem
centenas de Hoje "Ministérios Independentes" UO Novas Denominações
surgindo anualmente no Brasil e No Mundo.
Primeira Onda Pentecostal [editar |
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A onda Primeira, conhecida Como
Pentecostalismo Clássico, abrangeu o PERÍODO de 1910 a 1950 e iniciou-se com o
SUA Implantação no país, decorrente da Fundação da Congregação Cristã no Brasil
e da Assembleias de Deus ATÉ SUA Difusão Pelo Território Nacional. DESDE o
Início, Igrejas Ambas caracterizam-se Pelo anticatolicismo, ênfase Pela na
Crença não há Batismo do Espírito Santo e POR UM ascetismo Opaco rejeita OS
Valores do Mundo e Defende a plenitude da Vida moral e Espiritual. Francescon,
Berg e Vingren tiveram matriz pentecostal Comum, AO receberem como os novas
doutrinas na Missão de Fé Apostólica conduzida Pelo Pastor William H. Durham,
ex-pastor batista, EM Chicago, Illinois.
A Primeira Denominação Desse
Movimento Organizada nenhuma Brasil em 1910 com a Vinda do Missionário Louis
Francescon, colônias EM Opaco Atuou Italianas nenhuma Sul e Sudeste do Brasil.
Francescon realizou los de 1910, O Primeiro Batismo de Orientação pentecostal
sozinho los brasileiro com a Conversão de onze almas, originando a Congregação
Cristã no Brasil em Santo Antônio da Platina - Paraná, e não MESMO Ano Inicia
ESTA Igreja não Bairro do Brás los São Paulo.
Em 1911 Daniel Berg e Gunnar Vingren,
Missões SUAS iniciaram há Pará e Nordeste, Dando Origem uma Assembleias de
Deus. O Movimento das Assembleias de Deus cresceu do norte-nordeste do Pará o
sul, com Apoio inicial do Movimento pentecostal Escandinavo e posteriormente
Transferência de Aliança com a Assembléia de Deus americanas. Com sistema
operacional Anos surgiram Ministérios e Convenções, dos cais Quais d'Orsay São
muitos Independentes, OU SEJA, Nao Afiliados à Convention Evento Geral das
Assembleias de Deus no Brasil.
De Além da Congregação Cristã no
Brasil e da Assembléia de Deus surgiram OUTRAS Denominações pentecostais
Menores n º s Primeiros Quarenta Anos fazer pentecostalismo brasileiro. Na
Década de 1930, nasceu a Igreja Adventista da Promessa à quali se referiu
Duncan A. Reilyl, mencionando Que No Recife do Ano de 1932, ao Lado do
pentecostalismo proveniente dos ESTADOS UNIDOS, nascia a Igreja Adventista da
Promessa 113. Em DEZEMBRO daquele MESMO Ano, FOI Organizada a Igreja de Cristo
não Brasil em Mossoró (Rio Grande do Norte). A Igreja de Cristo divergiu das
Igrejas pentecostais Demais da Primeira onda AO Seguir o dogma da "eterna
Segurança" mais conhecida Como Perseverança dos santos. This also Defende
Que o Cristão recebe o Batismo do Espírito Santo não Momento Da Conversão e nao
Como Segunda benção Seguida de Dons de Línguas. Em Catalão, GO los 1.935
fundada was a Igreja Evangélica do Calvário Pentecostal. This Igreja uniu-se à
Igreja de Deus de Cleveland, EUA, e se tornou uma Igreja de Deus no Brasil,
ESTADOS Hoje Presente los de Todos os brasileiros. A FOI fundada Igreja de
Nosso Senhor Jesus Cristo los São Paulo los 1.936 POR Marcos Batista. A Missão
Evangélica Pentecostal do Brasil, fundada los Manaus los 1939, de Origem
americana, Mas Que atualmente Atua de forma Independente, com Direção nacional
e credo baseado no Pentecostalismo Clássico, de caracteristica Moderada Quanto
uma Questão de OSU e costumes. Uma das Denominações derradeiras da Primeira
onda pentecostal no Brasil e A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, fundada
los 7 de setembro de 1946 Por Mario Roberto Lindströn, Oswaldo Fuentes e Alídio
Flora Agostinho oriundos da Igreja Metodista. A Igreja Evangélica Avivamento
Bíblico CONTA COM MAIS Hoje de 60.000 PESSOAS.
Segunda Onda Pentecostal
A onda começou a surgir como segunda
na Década de 1950, when chegaram a Paulo Dois Missionários norte-Americanos da
Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular de São Paulo. Na capital
paulista, enguias criaram uma Cruzada Nacional de Evangelização e, centrados na
cura divina, iniciaram a Evangelização das Massas, principalmente Pelo rádio,
CONTRIBUINDO Bastante parágrafo a Expansão do pentecostalismo no Brasil. Em
SEGUIDA, fundaram a Igreja do Evangelho Quadrangular. No rastro Seu, surgiram o
Ministério Cristo Vive, O Brasil Para Cristo, Igreja Evangélica Pentecostal
União, Igreja Pentecostal Deus e Amor, Casa da Bênção, Igreja Luz do Calvário,
Igreja Unida, Igreja de Nova Vida e DIVERSAS OUTRAS Igrejas pentecostais
Menores Como um Igreja Presbiteriana Pentecostal dentre OUTRAS.
Terceira Onda Pentecostal
A onda terceira, Chamada de
Neopentecostalismo, Teve inicio na Segunda Metade dos Anos 1970. Fundadas POR
brasileiros, como Mais Antigas São uma Igreja Universal Reino de Deus fazer
(Rio de Janeiro, 1977), liderada Pelo bispo Edir Macedo, ea Igreja
Internacional da Graça de Deus (Rio de Janeiro, 1980), liderada e fundada Pelo
Missionário RR Soares, Ambas presentes na área televisiva com SEUS
televangelistas. Posteriormente, TEMOS o surgimento da Renascer los Cristo (São
Paulo, 1986), da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Brasília, 1992), fazer
Ministério Internacional da Restauração (1992), e da Igreja Mundial do Poder de
Deus (1998). De hum Modo Geral, utilizam intensamente a Mídia eletrônica,
impressa e editorial, algumas aplicam Técnicas de Administração Empresarial,
com obrigações de serviço universal de marketing, Planejamento Estatístico,
Análise de Resultados, etc Algumas pregam a Teologia da Prosperidade, Pela Qual
o Cristão ESTA Destinado à PROSPERIDADE terrena, rejeitando OS Tradicionais OSU
e costumes austeros DOS pentecostais. O neopentecostalismo constitui a Vertente
pentecostal Mais INFLUENTE, um that MAIS CRESCE e tambem um MAIS liberais EM
questões de costumes.
Templo da Igreja Cristã Maranata,
fundada los 1968 nenhum município de Vila Velha.
Renovados & Carismáticos .
Paralelamente AO Pentecostalismo,
Varias Denominações Protestantes Opaco ERAM Tradicionais experimentaram
Movimentos Internos, com manifestações pentecostais. ASSIM FORAM denominados
"Renovados", Como a Igreja Cristã Maranata (originaria da Igreja
Presbiteriana do Brasil), Igreja Presbiteriana Renovada (originaria also da
IPB), Convention Evento Batista Nacional (originaria da Convention Evento
Batista Brasileira), Igreja do Avivamento Bíblico (originaria da Igreja
Metodista do Brasil) ea Igreja Adventista da Promessa (originaria da Igreja
Adventista do Sétimo Dia). Esta, entretanto, E POR classificada Duncan A.
Reilyl Como Denominação pentecostal da Primeira onda e Localidade: Não Como
"Renovada" 114.
Alguns Movimentos renovados UO
carismáticos permaneceram Como Organizações Internas de SUAS Denominações, Como
É O Caso do Movimento Encontrão na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do
Brasil.
Nos Anos Mais récentes uma doutrina
de Renovação fazer Pentecostalismo ultrapassou ATÉ MESMO como Fronteiras fazer Protestantismo,
surgindo Movimentos de Renovação Católica Romana pentecostal e Ortodoxa
Oriental, Como a Renovação Carismática Católica Opaco Teve SUA Origem POR
Padres influenciados POR Pastores e literaturas pentecostais.
Estatisticas
Estatisticas denominacionais
Membresias Mundiais:
Associação Mundial da Assembleia de
Deus - 65 à 70 Milhões (Projeção para 2012) 115 116 117
Independente - 50 Milhões
Igreja Universal Reino de Deus fazer
- 13 milhões118
Circulo de Fé Internacional - 11
Milhões 119
Missão Pentecostal - 10 Milhões
Igreja do Evangelho Quadrangular 8
Milhões
Igreja de Deus (Cleveland) - 6
milhões109
Igreja Apostólica - 6 milhões.120
Igreja de Deus los Cristo - 5
milhões2
Congregação Cristã do Brasil - 4
milhões110
Igreja do Senhor (Aladura) - 3.6
milhões121
Igreja Internacional Pentecostal de
Santidade - 3 milhões111
Cristo Igreja Apostólica - 2,8
Milhões
Igreja Cristã Sião - 2,5 Milhões
Deus e Amor - 2,5 milhões122
Distribuição geográfica [editar |
editar Código-Fonte]
África: 41,1 Milhões
Nigéria: 13,0 Milhões
Quênia: 4,1 Milhões
África do Sul: 4.4 Milhões
Etiópia: 2,6 Milhões
Gana: 1,76 Milhões
Américas: 58,9 Milhões
ESTADOS UNIDOS: 20,2 Milhões
Brasil: 25.37 milhões123
Argentina: 3,5 Milhões
MÉXICO: 2,7 Milhões
Guatemala: 2,0 Milhões
Chile: 1,8 Milhões
Canadá: 1,3 Milhões
Ásia: 15,3 Milhões
Coreia do Sul: 5,35 Milhões
Filipinas: 9.0 milhoes
Indonésia: 7.0 Milhões
Índia: 5.2 Milhões
Paquistão: 0,25 Milhões
Europa: 9,5-11,0 Milhões
REINO UNIDO: 0,9-1,7 Milhões
Ucrânia: 1,2-1,5 Milhões
Rússia: 1.0 Milhões
Itália: 0,55 Milhões
Roménia: 0,33 Milhões [2]
Alemanha: 0,3 Milhões
ESPANHA: 0,28 Milhões
Franca: 0,2-0,3 Milhões
Paises Baixos: 0,15 milhoes
Hungria: 0,11 Milhões
Suíça: 0,1 Milhões
Grecia: 0,03 Milhões
Oceania: 3.3 Milhões
Papua-Nova Guiné: 0,4 Milhões
Austrália: 0,4 milhoes
Nova Zelândia: 0,11 Milhões
levantamento Pentecostal
Estatísticas sobre renovacionistas
pentecostais
World Christian Database
PESSOAS
Precursores
John Wesley (1703-1791) 124
Edward Irving (1792-1834)
William Boardman (1810-1886)
Albert Benjamin Simpson (1843-1919)
John Alexander Dowie
(1848-1907)
Líderes
AA Allen (1911-1970) Evangelista de
tenda de 1950 a 1960.
Joseph Ayo Babalola (1904-1959) Oke
-. Ooye, Illesa avivalista los tambem 1930, Fundador Espiritual da Igreja
Apostólica de Cristo
William M. Branham (1909-1965)
Evangelista de meados do Século XX.
Jack Coe (1918-1956) Evangelista de
tenda de 1950.
Rex Humbard (1919-2007) Primeiro
televangelista de Sucesso de meados de 1950, 1960, e 1970.
George Jeffreys (1889-1972) Fundador
da Elim Evangelho Quadrangular Aliança e da Bíblia-Pattern Igreja Fellowship na
Inglaterra.
Kathryn Kuhlman (1907-1976) americana
Evangelista.
Charles Harrison Mason (1866-1961)
Fundador da Igreja de Deus los Cristo.
Gunnar Vingren (1879-1933) Fundador
da Igreja Assembleia de Deus no Brasil.
Aimee Semple McPherson (1890-1944)
Evangelista americana, pastora, e organizadora da Igreja do Evangelho
Quadrangular.
Charles Fox Parham (1873-1929) Pai do
Pentecostalismo moderno.
David du Plessis (1905-87) Líder
pentecostal da Igreja sul-africana, um dos Fundadores do Movimento Carismático.
Oral Roberts (b.1918) Evangelista de
tenda Que Mudou-se par o televangelismo.
William J. Seymour (1870-1922)
Fundador da Missão da Rua Azusa (Avivamento da Rua Azusa)
Smith Wigglesworth (1859-1947)
Maria Woodworth-Etter (1844-1924)
Bispo Ida Robinson (1891-1946)
Fundador da Igreja do Santo Monte Sinai da América.
Personalidades fazer pentecostalismo
[editar | editar Código-Fonte]
Jimmy Swaggart
Joel Osteen
Kenneth Copeland
Marcos Witt
FONTE WIKIPEDIA
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